Pai Natal largou a Coca-Cola e trocou de lado em nova campanha ousada da Pepsi
A Pepsi decidiu ousar na rivalidade que tem com a Coca-Cola nesta época natalícia. Como? Ao apresentar um Pai Natal que prefere Pepsi Zero Açúcar à Coca Zero Açúcar.
A provocação não é uma simples “troca de lado” do Pai Natal, mas sim uma campanha que desafia a tradição e oferece Pepsi Zero Açúcar grátis até 31 de dezembro aos clientes que comprarem e enviarem uma mensagem de texto para participar na promoção.
Este “Pai Natal” da Pepsi é tudo menos tradicional: fala com sotaque nova-iorquino, usa óculos de sol, um chapéu escuro e tem dificuldade em mexer no telemóvel. A campanha mostra-o a beber Pepsi Zero Açúcar numa mercearia e em eventos como o SantaCon NYC ou um desfile de Pais Natais em Nova Iorque.
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“Nesta época festiva, estamos a reescrever a tradição”, afirmou Jenny Danzi, responsável pelo marketing de marca da Pepsi, sublinhando que quem experimentar a Pepsi Zero Açúcar não voltará atrás, tal como aconteceu com o Pai Natal da campanha.
Apesar da ligação do Pai Natal à Coca-Cola, a marca sofreu um “abanão” este ano. Além de um anúncio inspirado nos seus clássicos, criado pela marca de refrigerantes Olipop, a Coca-Cola foi ainda criticada por uma campanha em que utilizou IA generativa para criar três anúncios de Natal.
O Pai Natal é uma figura icónica da Coca-Cola desde os anos 1920. A marca contratou Haddon Sundblom, em 1931, para desenhar a imagem do Pai Natal que hoje conhecemos – rechonchudo, de barba branca e fato vermelho –, mudando a forma como o mundo o percebia. Antes disso, era frequentemente retratado como magro ou até como um elfo assustador.
A audaciosa campanha da Pepsi reflete uma estratégia de marketing mais agressiva, numa altura em que a marca procura recuperar quota de mercado. Além disso, esta não é a primeira vez que a Pepsi tenta “roubar” o Pai Natal à Coca-Cola: em 2011, lançou um anúncio de verão onde ele recusava uma Coca-Cola numa festa, e em 2020, no Reino Unido, um spot publicitário mostrava-o a beber Pepsi Max, apanhado por uma câmara de segurança.