MB Way dominou Black Friday: pagamentos em loja cresceram 8 vezes face a 2019

Com base nos dados do SIBS Analytics, as compras com telemóvel, tanto em loja como no canal online, nesta Black Friday, comprovam uma digitalização dos pagamentos cada vez maior. De facto, o MB Way foi o método preferencial, com a sua utilização a crescer 8 vezes face a 2019 e 5 vezes face a 2020, nas compras em loja. Já nas compras online, o crescimento foi de 3 vezes e 2 vezes, respectivamente, em comparação com os anos anteriores.

As compras online, de forma geral, voltaram a ganhar destaque no dia 26 de Novembro, ao atingirem 18% em valor do total de compras electrónicas (online e físicas), comparando com os 16% de 2020 e os 12% de 2019, o que confirma uma vez mais a tendência de crescimento do comércio digital em Portugal, sobretudo no contexto actual de pandemia. No total, o valor médio gasto por cada cartão nesta Black Friday foi de 66,3 euros.

Os dados revelam ainda uma nova tendência de consumo, em que os portugueses tendem a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de Black Week, não esperando por sexta-feira (Black Friday), fruto das campanhas comerciais que vão sendo cada vez mais antecipadas.

Numa perspectiva global, os dados do SIBS Analytics revelam que o dia da Black Friday volta a representar um importante momento na dinamização do consumo em Portugal, ao registar um valor 1,5 vezes superior ao valor médio do total do mês de Novembro.

Na comparação deste dia de Black Friday de 2021 com o ano de 2020, verificou-se um aumento de 6% no valor total de compras (físicas e online, em euros), mas bastante abaixo do valor total registado no mesmo dia de 2019 (-6%). Na verdade, apesar de o valor das compras online ter crescido 39%, de 2019 para 2021, este não foi suficiente para suportar a diminuição no valor das transacções em loja, que ficaram a -14%.

No entanto, numa perspectiva semanal, os valores mostram uma curva inversa, ao verificar-se um alisamento e uma antecipação das decisões de compras do dia de sexta-feira para a semana – com os dias de 22 a 28 de Novembro a ganharem um enorme destaque no consumo este ano face aos anos anteriores, registando um crescimento de 17% no total de compras (em comparação com 2019) e de 20% (em comparação com 2020).

A Black Friday revelou-se novamente um impulsionador de alterações no consumo, por sector, na comparação com a média do mês. Aliás, no dia 26 de Novembro, os sectores do top 5 no número total de compras voltaram a ser Perfumaria e Cosmética, que este ano se destaca com um crescimento de 2,4 vezes face à media do mês, Moda e Acessórios, a aumentar 2,7 vezes, e Jogos, Brinquedos e Puericultura, com um incremento de 1,8x vezes – igual aos sectores de Tecnologia e Material Desportivo e Recreativo.

Por região, os distritos de Portugal que apresentaram maiores taxas de crescimento neste dia face ao resto do mês situam-se sobretudo fora dos grandes centros urbanos – Vila Real, Bragança, Castelo Branco e ainda os Arquipélagos da Madeira e Açores –, o que demonstra que o dia de Black Friday e a adesão às compras online êem um efeito cada vez mais disseminado a nível nacional.

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