Paga o seguro do carro mensalmente? Pode ficar até 60% mais caro
Pagar o seguro automóvel de forma mensal fica, na maioria dos casos, 20% a 35% mais caro do que a modalidade anual, mas essa diferença pode ascender a 60%.
Segundo os dados da Mudey, tendo como exemplo um seguro com o custo de 300€/ano, o pagamento mensal poderia totalizar 480 euros, mais 180 euros do que o valor pago de uma só vez. A insurtech portuguesa afirma que o pagamento anual é escolhido pela maioria condutores, mas explica que não se adapta totalmente às novas necessidades de mobilidade e gestão de gastos das famílias. “A modalidade anual é, sem dúvida, a mais económica, mas implica um investimento muito avultado, feito de uma só vez, algo que muitas famílias não conseguem suportar com facilidade, sobretudo, no contexto economicamente delicado em que vivemos”», explica Ana Teixeira, co-fundadora da Mudey.
A responsável afirma ainda que a utilização do automóvel tem vindo a alterar-se, nomeadamente devido ao contexto pandémico, levantando questões nomeadamente à utilização do seguro.
«À procura por meios de transporte mais sustentáveis, juntou-se uma menor mobilidade urbana trazida, por exemplo, pelo teletrabalho. Surgem novas necessidades no mercado a que o sector segurador tem de dar resposta, de forma a tornar o seguro automóvel mais flexível e com valores mais equilibrados entre as modalidades de pagamento anual e mensal», acrescenta.
A Mudey refere que, enquanto mediadora digital, disponibiliza aos seus utilizadores, de forma independente e gratuita, opções de seguro automóvel de cinco seguradoras, para que possam comparar produtos e preços e tomarem as melhores decisões.