Padrões de compra dos portugueses estabilizam. Marcas devem apostar em novos produtos
Com a desaceleração da inflação, os padrões de compra dos portugueses estão a estabilizar, revelam os dados do mais recente Painel de Lares da Kantar, analisado em conjunto com a Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca.
Comparando 2023 com o ano anterior, os portugueses foram mais vezes às compras (+2,4 % de frequência de compra), mas encheram menos os carrinhos (-6,0 % no volume em cada acto de compra). Poucas categorias fugiram a estas tendências: nos artigos de higiene e beleza e nos produtos petrolíferos, por exemplo, os portugueses aumentaram o volume de compra em 2023.
Dentro da categoria Alimentação, comparando 2023 com 2019, a comida pronta (+28,6 %) e os congelados (+5,8 %) foram as únicas subcategorias com aumentos de volume. A comida pronta é a categoria que tem gerado mais valor para as insígnias de distribuição, originando maior gasto médio e frequência de compra mais elevada.
Por outro lado, os portugueses consumiram fora de casa, no último trimestre de 2023, mais 16,6 % do que no mesmo período de 2022. O aumento deu-se sobretudo ao pequeno-almoço, almoço e jantar (+18,1 %), mas a tendência também se verificou entre refeições (+15,0 %). O consumo dentro de casa, pelo contrário, caiu 2,5 % nos últimos 6 meses de 2023, em comparação com o período homólogo.
As previsões para 2024
O estudo estima que o padrão de compra estabilize em 2024, após vários anos de incertezas causadas pela pandemia e crescente inflação. Nas previsões da Kantar, 2024 deverá trazer um aumento de 3% no valor gasto em bens de grande consumo e um crescimento de 1,2 % no volume por cada acto de compra dos consumidores, depois das quebras verificadas ao longo de 2023 a nível das quantidades compradas.
Para as marcas, o desafio é aproveitar esta tendência e expandir o seu leque de produtos de comida pronta, inovando nos formatos e nas embalagens. O foco deve estar em propostas de valor acrescentado únicas, ajustadas às preferências do consumidor dentro e fora de casa, na ampliação da oferta, na adaptação dos sortidos e na surpresa, para atrair novos compradores.