Padaria Lully 1661 expande-se na capital e chega aos Anjos
Dois meses após ter anunciado a abertura da sua primeira loja no Beato (Marvila) — espaço que alberga também o centro de produção da padaria/pastelaria artesanal — a Lully 1661 anuncia a abertura da sua segunda loja, desta vez numa localização mais próxima da Baixa de Lisboa.
A Lully 1661, nos Anjos, situa-se no rés do chão da Rua do Forno do Tijolo, nº 46, um espaço que foi, outrora, uma famosa padaria local, que fechou portas há algum tempo. Apesar de terem reabilitado este lugar, os sócios fundadores da Lully quiseram preservar o traço e arquitectura originais da loja, bem como alguns pormenores estéticos.
O balcão, as bancadas, assim como o revestimento em mármore, que remetem para a estética das confeitarias mais antigas e tradicionais de Lisboa, foram mantidos para acrescentar à experiência multissensorial de quem visita a Lully 1661.
«A ideia para esta nova boutique nos Anjos surgiu, sobretudo, de conversas com habitantes locais sobre o local para onde deveríamos ir depois de estabelecermos o centro de produção no Beato. Entendemos que o conceito de boutique francesa combinaria com a agitação da cidade. Aqui, nos Anjos, a Lully 1661 pretende não só continuar a alimentar os habitantes locais com produtos inovadores e de qualidade – pães, pastelaria, doces e sandes -, mas também poder ser o local onde se pode vir buscar uma refeição rápida a um preço justo; uma comodidade para quem gosta de comer bem, mas tem uma agenda muito preenchida», afirmam, em comunicado, os fundadores da marca, Alain, Franck e Yann.
Os pães da Lully 1661 seguem receitas tradicionais francesas, incorporando fermento natural e sal cinzento não refinado. A massa é manuseada com cuidado e passa por um extenso processo de fermentação, permitindo que os sabores e texturas floresçam.
A padaria utiliza trigo biológico, moído na pedra como é tradição, com várias farinhas importadas directamente da região de Mâconnais, em França, duas vezes por mês.