Outubro 2012
Tema de capa
- Portugal promove-se à mesa – Portugal é paisagem, património, história, saudade, tradição, mar e sol. Mas também é mesa. Neste “cantinho à beira-mar plantado” há várias regiões que têm apostado na criação de verdadeiras marcas gastronómicas, ganhando visibilidade dentro e fora de portas. Veja-se o caso das Cerejas do Fundão, o ex-libris de uma campanha de marketing territorial que permitiu libertar o Fundão dos grilhões da sazonalidade turística. O chocolate tem trazido visibilidade à vila de Óbidos que, acima de tudo, se quer promover como um local onde quem por lá passa pode ter acesso a um conjunto vasto de experiências. Portugal serve também de palco àquela que é apelidada de “Sala de Jantar da Europa”: a Mealhada. O leitão é a face mais visível de um município que criou a marca “Água, Pão, Vinho, Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”. E entre o marisco de Olhão, o Pão-de-Ló de Felgueiras e o Queijo da Serra da Estrela, por falta de espaço, muitos casos ficaram por abordar. Ainda assim, fique a par das estratégias que têm envolvido propostas gastronómicas de fazer, no mínimo, crescer “água na boca”.
Editorial
- Ricardo Florêncio – “Portugal das constatações”
Conselho editorial
- Reunião CE
Pessoas
- Para as marcas, ser “cool” é tão desejado como o sexo
- «Quando fazemos algo, fazemo-lo nós próprios», entrevista a Alexander Bennouna, CEO Relógios Victorinox Swiss Army
- B.I. Francisco Viana, director de Comunicação CGD
Casos
- Caso de Sucesso Colquímica: colas nacionais valem milhões
- Serão os “pins” os novos “likes”?
- Pastéis de nata para adoçar o mundo
- De ambição se faz a Veritas
- Aromas nacionais conquistam o mundo
- Inovação: App portuguesa “caça” ladrões
Estratégias
- WA “guerra fria” das patentes
- A Sushi School portuguesa
Estratégias
-
- Digital: uma nova realidade no perfil de consumo
- Transformar os cibernautas numa ferramenta de marketing
Comunicação
- Pub à Lupa: A Cecilia Giménez que há em nós
- SEAT com mais… valores
- Emoções engarrafadas
- Luz, câmara… Som!
Lifestyle
- Moda Outono/Inverno
- Hyundai i40 sedan: familiar com ADN de coupé
Cadernos Especiais
- Aniversários das Marcas
- Relógios & Jóias