Os vencedores do Cannes Lions… segundo o YouTube
Se os vencedores do Festival Cannes Lions fossem decididos com base na popularidade no YouTube, a Coca-Cola seria a responsável pelo anúncio mais premiado. De acordo com a edição especial do YouTube Ads Leaderboard dedicado à edição deste ano do evento, “Vai no Gás” é o anúncio mais popular.
O ranking do YouTube tem por base critérios como tempo de visualização, número de visualizações e mix de visualizações pagas/orgânicas, desde a edição do ano passado do festival até 1 de Junho deste ano. O YouTube Ads Leaderboard compila os 10 anúncios mais populares, sendo que é limitado a um anúncio por marca.
No total, os 10 anúncios contemplados somam 276 milhões de visualizações e 388 milhões de minutos visualizados. Logo depois da Coca-Cola, surgem anúncios da Amazon, Orange, LG, Apple, Shopee, Turkish Airlines, Nike, Bosch e Samsung.
«Os anúncios vencedores do YouTube Ads Leaderboard têm os ingredientes principais para se destacarem e serem bastante populares. Uns evocam uma resposta emocional (LG, Nike), outros usam humor (Amazon, Orange, Apple, Turkish Airlines, Bosch) ou celebridades (Shopee, Nike, Samsung, Coca-Cola, Amazon) ou uma combinação destes três elementos. Estas marcas utilizaram alguns dos factores mais eficazes para anúncios», comenta Frederico Costa, head of Agencies & Branding na Google Portugal. O YouTube revela ainda que os anúncios do top 10 têm, em média, uma duração de 1 minuto e 46 segundos.
Recorde-se que o Cannes Lions arranca hoje e se prolonga até à próxima sexta-feira, dia 21. Consulte, em baixo, a lista completa do especial YouTube Ads Leaderboard:
Marca: Coca-Cola, Brasil
Agência Criativa: JWT
Agência de Meios: JWT & Kolab/McCann
2 – Amazon: Not everything makes the cut
Marca: Amazon
Agência Criativa: Lucky Generals and Amazon Internal Creative Team
Agência de Meios: Rufus
Marca: Orange
Agência Criativa: Leo Burnett Cairo
Agência de Meios: UM 7 Cairo
Marca Vietnam
Agência Criativa: VietBuzzAd (VBA) and HSAd Vietnam
Agência de Meios:: VietBuzzAd (VBA)
5 – Apple: iPhone XS — Growth Spurt
Marca Apple
Agência Criativa: TBWA\MAL
Agência de Meios:: OMD
6 – Shopee: Shopee Birthday Sale Blackpink
Marca Shopee
Agência Criativa In-house
Agência de Meios:: In-house
7 – Turkish Airlines: LEGO presents the safety video
Marca: Turkish Airlines
Agência Criativa: Warner Bros
Agência de Meios:: People Initiative
Marca Nike
Agência Criativa: Wieden & Kennedy
Agência de Meios:: SapientRazorfish
Marca: Bosch Global
Agência Criativa: Jung von Matt/Alster
Agência de Meios:: OMD
10 – Galaxy Note9: Fortnite Supply Drop
Marca: Samsung
Agência Criativa: N/A
Agência de Meios:: Starcom