Os telemóveis Pixel da Google passam a ter materiais reciclados
O objectivo estava traçado para 2022, mas a Google antecipou-se: ainda este ano, todos os novos telemóveis Pixel e dispositivos Nest têm na sua base materiais reciclados. A capa do recém-lançado Pixel 5, por exemplo, é 100% alumínio reciclado, sendo o primeiro telemóvel da tecnológica a apresentar este material.
Segundo David Bourne, Google sustainability systems architect, esta mudança permite cortar por completo a utilização de alumínio com origem em minas, reduzir o desperdício e a pegada de carbono do processo de fabrico em 35%.
Por seu turno, o novo Nest Audio contém 70% de plástico reciclado e conta ainda com um tecido sustentável que a Google revelou no ano passado, aquando do lançamento do Nest Mini. O novo Nest Thermostat também está mais amigo do ambiente, uma vez que um dos seus componentes é 75% feito a partir de plástico reciclado.
«O foco da Google em incorporar materiais reciclados no nosso hardware não só apoia os nossos compromissos de sustentabilidade, como também permite que os nossos parceiros da cadeia de fornecimento invistam com confiança e desenvolvam novos tipos de materiais para que a indústria de electrónica de consumo no geral possa usá-los também», acrescenta o mesmo responsável.
Até 2025, a Google espera substituir pelo menos 50% de todo o plástico utilizado nos seus produtos de hardware por materiais reciclados ou renováveis.