Os seus pais continuam a cair em esquemas na Internet? 7 dicas de como os ajudar a perceber os riscos
A Internet é vasta e cheia de perigos, mais ainda para quem não lida com ela todos os dias ou não tem tanta destreza para perceber os perigos. É o caso dos utilizadores mais velhos, como os pais ou até os avós. E pode ser difícil explicar-lhes como evitar as ameaças que podem espreitar a cada clique.
A propósito do Dia da Internet Mais Segura, que se celebra hoje, veja em baixo algumas dicas para manter toda a agente lá em casa a salvo dos cibercriminosos.
- Encoraje família e amigos a não partilharem os seus nomes verdadeiros com estranhos ou a darem informações sobre o local onde vivem.
- Estabeleça regras claras sobre o online às crianças e adolescentes, incluindo, por exemplo, a criação de listas de websites e aplicações fidedignas ou que exijam a aprovação dos adultos para certas actividades.
- Ajude a criar palavras-passe simples, mas seguras. Uma forma simples de o fazer é utilizar uma frase completa, que inclua números e caracteres especiais.
- Fale com a sua família sobre literacia mediática e como detectar fontes que não sejam autênticas, e potenciais esquemas fraudulentos.
- Explique o que são tentativas de phishing e como identificá-las. Deixar claro que ninguém deve clicar num link suspeito ou abrir anexos desconhecidos.
- Encoraje as crianças e os adolescentes a virem ter com um adulto de confiança se tiverem dúvidas sobre algo que encontrem na Internet ou se tiverem preocupações sobre um determinado website.
- Incentive a utilização da autenticação multifactor para ajudar a fornecer camadas extra de segurança.