Os pêlos púbicos podem… ajudar a salvar o planeta. Saiba como
Com o mundo na iminência de alcançar o ponto sem retorno no que às alterações climáticas diz respeito, toda a ajuda conta para fazer nem que seja a mais pequenas das diferenças. Até mesmo doar os pêlos púbicos. Sim, isso mesmo. Os pêlos das zonas genitais podem contribuir para reduzir a poluição do planeta. “Mas como?” deve estar a perguntar neste momento.
A resposta é simples: ao serem utilizados para criar produtos ecológicos como tapetes que previnem a erosão dos solos. Esta é a proposta da organização não-governamental Matter of Trust que transforma aquilo que, de outra forma, seria apenas lixo em algo útil.
A ajudar nesta missão está o lançamento de Pubes for the Planet, um movimento da marca de cosmética Eos que pretende recolher os pêlos depilados e doá-los à parceira Matter of Trust. Os interessados em contribuir para a iniciativa só têm de se inscrever no site da insígnia para receberem um envelope 100% biodegradável e uma embalagem de creme depilatório.
De acordo com a Eos, cerca de 300 mil toneladas de cabelo humano são deitadas fora por ano. Embora seja biodegradável, os fios, quando acumulados nos fluxos de resíduos não só levam a problemas de drenagem como ambientais. O excesso de nutrientes provenientes dos cabelos presentes em aterros e lixeiras pode ser levado para cursos de água nas proximidades, causando eutrofização – um tipo de poluição que prejudica a vida marinha.
«À medida que investigávamos, percebemos como o cabelo humano pode ser usado como uma fonte renovável que impacta positivamente o ambiente. Soubemos que podíamos matar dois coelhos com uma só cajadada, já que também contribuímos para eliminar o estigma relacionado com a depilação genital», comenta Dana Buckhorn, senior copywriter da Mischief @ No Fixed Address, a agência responsável pela campanha, citada pela AdAge.