Os novos troféus dos ADCE Awards cheiram a detergente… Sabe porquê?

Os troféus da edição de 2022 dos prémios ADCE vão ser diferentes e a aposta é na palavra de ordem da actualidade: a sustentabilidade. Para marcar os 30 anos dos galardões que distinguem os melhores criativos a nível europeu, a organização desafiou a OiKo Design Office a dar uma nova imagem às estatuetas que os vencedores levam para casa, sempre com a ecologia em mente.

Deste trabalho resultou uma forma que incorpora a estrela que simboliza a ADCE, mas que permite agarrá-la facilmente. Os materiais utilizados passaram por embalagens de sabonete e detergente e, de facto, salientam Jose F. López-Aguilar e Salva Codinach, co-fundadores do estúdio, em entrevista ao ADCE, os troféus cheiram a estes produtos devido aos resquícios que, «inevitavelmente, ficam impregnados nos resíduos».

E tal como o lixo de que são feitos, também os novos troféus são recicláveis, uma vez que 98% dos materiais usados corresponde a plásticos reciclados. Os 2% restantes dizem respeito a corantes adicionados às formas dos galardões para simbolizarem as diferentes categorias de prémios, sendo que «não representam qualquer problema à reciclagem».

Artigos relacionados