Os novos perfumes da Guerlain são recarregáveis e feitos à base de álcool de …beterraba

Uma revolução. Foi desta forma que Sandra Santos, Training manager da Guerlain, caracterizou a nova colecção Aqua Allegoria. Na apresentação das mais recentes novidades da marca, a responsável frisou como este é um momento importante na história da colecção, lançada pela primeira vez em 1999 e que agora representa mais um passo em frente nos esforços da Guerlain em direcção a um negócio mais sustentável.

E são duas as grandes novidades neste âmbito: por um lado, o ecodesign dos frascos, que passam a contar com 15% de vidro reciclado e podem ser recarregados (recargas de 200ml, com sistema anti-gotas, disponíveis nas lojas); por outro, as ecoformulas das 12 fragrâncias, compostas entre 90 e 95% de ingredientes de origem natural, dos quais se destaca o álcool de agricultura biológica à base de beterraba.

Delphine Jelk, perfumista da Guerlain presente no mesmo evento, explica que não é possível fazer perfumes 100% livres de químicos porque as flores e restantes ingredientes, por si só, não perduram na pele. Importa, porém, esclarecer que nem todos os químicos são iguais e que existem soluções mais naturais do que outras, como acontece com o álcool de beterraba.

Para divulgar estas mudanças, a Guerlain desenvolveu ainda uma campanha de publicidade que segue o mesmo lema. A insígnia juntou-se ao fotógrafo e activista Yann Arthus-Bertrand para desenvolver um filme com uma pegada de carbono reduzida: foi filmado em França, terra Natal da Guerlain, com flores da época, a equipa deslocou-se de comboio e todas as refeições eram vegan, revela-nos Vera Jones, directora de Marketing.

A campanha invoca as maravilhas da Natureza, apresentando o planeta Terra como o nosso jardim. Segundo Delphine Jelk, o facto de a inspiração ter por base a Natureza significa que é infinita.

Vera Jones frisa ainda que Aqua Allegoria foi lançada há mais de 20 anos precisamente como uma ode à Natureza e, desde então, essa vontade tem vindo a ser reforçada. «Apercebemo-nos de que nos oferece muito, por isso, temos de a enaltecer», conta, alertando, contudo, «que não podemos mudar tudo num dia». Ainda há um caminho pela frente, mas estas novidades serão um passo importante, até porque representam também um incentivo para os produtores e agricultores no sentido de investirem cada vez mais em colheitas orgânicas.

 

Nerolia Vetiver sem género

A estrela da nova colecção Aqua Allegoria é o Nerolia Vetiver, perfume que se apresenta como sendo sem género e que vai buscar inspiração a Itália – ao vetiver juntam-se ingredientes como manjericão e figo.

Embora o frasco possa apelar mais ao público feminino, o seu interior promete ser do agrado de todos, especialmente pela inclusão da planta vetiver que proporciona uma aproximação a fragrâncias mais amadeiradas.

Delphine Jelk sublinha ainda que olha para os perfumes como um acessório, semelhante a uma peça de roupa que escolhemos consoante o nosso estado de espírito. Na Guerlain, não acreditam em perfumes de Verão ou de Inverno, mas, sim, em referências que acompanham diferentes ocasiões, ambientes e sentimentos.

«Esta é uma colecção feel good», conclui a perfumista, acrescentando que alguns elementos podem ter propriedades calmantes, como é o caso da bergamota. Esta abordagem focada na naturalidade dos ingredientes, aliás, permite conhecer melhor este tipo de características.

Maria José Andrade, general manager da Guerlain, adianta que os novos perfumes Aqua Allegoria têm liderado o top de vendas da marca em todos os mercados onde já foram lançados e Portugal não deverá ser excepção. A responsável garante que «este compromisso [com a sustentabilidade] não é Marketing», até porque já estava patente noutras linhas. Faltava este grande lançamento, acrescenta, revelando que a campanha de comunicação associada chegará às plataformas digitais e televisão no final deste mês.

Texto de Filipa Almeida

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