Os novos desafios do marketing em contexto pandémico

Por Sónia Nogueira, docente e coordenadora de Marketing do 1.º ciclo da Universidade Portucalense

O contexto pandémico tem vindo a impactar fortemente o comportamento do consumidor e o marketing vê-se confrontado com novos desafios, tendo de repensar as suas apostas e abordagens. As preocupações do marketing passam a centrar-se em novas frentes, a saber:

  • Relação – O consumidor valoriza, cada vez mais, a criação de relações e interacções geradoras de confiança com uma comunicação de proximidade com a qual este se identifique. O relacionamento de longo prazo será a palavra de ordem para o marketing, um relacionamento que vai além das meras transacções comerciais, que passa muito mais pela criação de laços, pela geração de emoções;

 

  • Virtualização – O marketing precisa de gerir um equilíbrio entre a virtualização e o lado mais humano do relacionamento. O consumidor quer aceder rápida e facilmente ao e-commerce, mas também valoriza as marcas que têm um atendimento pessoal e de proximidade que lhes permita esclarecer rápida e eficazmente as suas dúvidas e dificuldades;

 

  • Adaptação e Segurança – Aposta constante em processos que garantam a saúde, bem-estar e segurança, valores considerados cruciais e que marcam a diferença entre as marcas;

 

  • Personalização – as marcas devem demonstrar uma ampla capacidade de adaptação dos seus produtos e serviços a cada consumidor em particular. O consumidor precisa de sentir esta preocupação e deve poder personalizar o que pretende adquirir. Tal permitirá criar vantagens competitivas e captará a preferência dos mesmos;

 

  • Partilha de experiências – Os consumidores valorizarão as marcas que acompanham as suas vivências do dia-a-dia, as suas experiências pessoais, oferecendo-lhes soluções integradas às suas necessidades e não apenas meros cabazes de produtos. Este tipo de proposta de valor das marcas trará uma perceção da criação de momentos únicos e memoráveis capazes de assegurar a manutenção duradoura das marcas nas vidas dos consumidores;

 

  • Responsabilidade e Confiança – As marcas devem crias apostas com causas sociais, mostrar comprometimento com o bem-estar dos seus trabalhadores e envolver-se nas causas da comunidade em que estão integradas. Aliás, este compromisso com causas colectivas deve estar evidente na relação com os clientes e ser apresentado aos mesmos de uma forma natural e transparente com vista à geração de confiança;

 

  • Novas formas de competitividade – o conceito de criação de valor altera-se passando a ter um foco muito maior na tecnologia, na valorização da produção nacional e na concepção de novas ideias e produtos.

 

As empresas que forem capazes de mudar o foco para estas vertentes, e o mais rapidamente possível, serão as que alcançarão um posicionamento competitivo mais vantajoso no mercado. Cabe, em larga escala, ao marketing induzir a mudança, levando os responsáveis empresariais a perceberem estas novas condicionantes e, principalmente, a actuarem de forma rápida e eficaz.

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