Os novos Compal Essencial Kids são coleccionáveis e querem salvar espécies em vias de extinção
A Compal juntou-se à Liga para a Protecção da Natureza (LPN) para lançar, neste regresso às aulas, a edição coleccionável Compal Essencial Kids – Espécies Ameaçadas em Portugal. O objectivo é alertar os mais novos para a protecção de dez espécies animais em vias de extinção no território português.
No âmbito desta parceria, a Compal e a LPN vão promover uma campanha de sensibilização em Portugal Continental para a protecção destas espécies através de acções pedagógicas nas escolas de Norte a Sul do País.
Assim, estão previstas diversas acções de educação ambiental para crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo e a dinamização de actividades de educação ambiental na Área Metropolitana de Lisboa, para cerca de mil alunos e 200 adultos, e em dez turmas das regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve, para cerca de 800 alunos.
Até ao Verão de 2023, a edição especial Compal Essencial Kids – Espécies Ameaçadas terá uma imagem diferente da habitual, figurando desenhos das dez espécies de animais em vias de extinção que fazem do território português e das águas nacionais o seu habitat natural. São elas: a Baleia-azul, o Lobo-marinho, a Lagartixa-da-montanha, o Lobo-ibérico, o Lince-ibérico, a Estrelinha-de-poupa (Santa Maria), o Morcego-de-ferradura-mourisco, a Cabra-montês, a Tartaruga-comum e a Águia-imperial-ibérica.
«Esta iniciativa está alinhada com o mote de responsabilidade ambiental da marca Compal – ‘O Amanhã Importa’ – concretizando-se na sensibilização da necessidade de protecção de diversas espécies em vias de extinção em Portugal. Garantir o seu futuro é preservar o nosso património natural e encontrámos na LPN o parceiro ideal para amplificar esta mensagem, através de açcões de sensibilização nas escolas com sessões pedagógicas para os mais novos», comenta, em comunicado, Madalena Lynce de Faria, gestora de Marketing da Compal.
Por sua vez, Rúben Oliveira, membro da Direcção Nacional da LPN, salienta que quando a Compal apresentou a campanha à entidade, perceberam que se tratava de uma «excelente oportunidade» para unir a missão de ambas as marcas e «levá-las às crianças e às famílias portuguesas».