Os novos colaboradores da IKEA são… pequenos drones que contam o stock
Os novos colaboradores da IKEA são… pequenos drones que asseguram a contagem certa do stock de produtos. Azuis e amarelos, os aparelhos já são uma centena e, de forma independente, voam pelas lojas, mantendo os inventários “debaixo de olho”.
Desde 2021, quando a novidade começou a ser implementada, os drones já ajudaram a facilitar o trabalho humanos na Croácia, Alemanha, Itália, Países Baixos, Eslovénia e Suíça. O mais recente país a recrutar este colaborador foi a Bélgica.
De acordo com a Deisgn Taxi, a marca sueca vai apostar mais em tecnologia IA em todas as vertentes do negócio, de forma a melhorar a experiência do consumidor. Além dos drones com a função de contar stock, é possível que a IKEA também “recrute” robôs para apanhar objectos.
O trabalho dos drones começa de noite, quando não está ninguém nas instalações. O equipamento sobrevoa a área onde está armazenado o stock, fazendo o scan dos códigos de barra de mais de 10 mil caixas, reportando de imediato unidades que possam estar em falta. A mesma tarefa levaria aos humanos cerca de três meses para completar.