Os novos binóculos Leica são produzidos em Famalicão

O Centro de Competências e Serviços que a Leica instalou em Famalicão deu frutos totalmente nacionais. Um binóculo da gama Trivoni da marca alemã é o primeiro produto 100% produzido neste concelho português, resultado de um investimento de 2,5 milhões de euros.

A inspiração para o projecto chega do monóculo que a Leica desenvolveu para a Missão Apollo 11 (durante a qual Neil Armstrong pisou a Lua), segundo explica o município em comunicado. O produto final já está disponível, a nível mundial, nas mais de 70 lojas da Leica, incluindo o ponto de venda na cidade do Porto. O preço do binóculo ronda os 1100 euros.

Segundo Pedro Oliveira, administrador da Leica, o Centro de Competências e Serviços permite «prender a empresa em Portugal» e «assegurar a próxima década ou até a próxima geração». Actualmente, cerca de 20 jovens investidores estão a trabalhar em novos produtos neste espaço, existindo já protótipos em categorias como objectivas, lentes e produtos ópticos.

Ainda este ano ou, no máximo, em 2021, deverão ser anunciados novos lançamentos made in Famalicão, adianta ainda Pedro Oliveira.

Já Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, sublinha as mais-valias da aposta da Leica no concelho: «A qualidade dos recursos humanos está a acrescentar valor ao concelho» e esse «reconhecimento de competências tem levado à aposta na indústria de capital intensivo, sendo sinónimo de melhor produtividade e de melhor remuneração».

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift