«Os marketplaces têm o desafio de superar a desconfiança no e-Commerce»
Depois de registar 24 milhões de euros em transacções no último ano, o KuantoKusta aponta em 2022 para 80 milhões de visitas, o que compara com os 70 milhões registados no ano passado. Também está previsto um aumento de 50% da facturação.
Para estes números contribui o facto de o KuantoKusta, que nasceu em 2006 como comparador de preços, ter evoluído, no final de 2018, para um marketplace. Ricardo Pereira, que assumiu recentemente o cargo de director de Marketing, conta que a missão é ajudar os portugueses a fazerem compras informadas, seguras e ao melhor preço, com o KuantoKusta a assumir-se como o primeiro passo na jornada de compra do utilizador.
Começou como um comparador de preços mas transformou-se, entretanto, também num marketplace. Que resultados registam com esta expansão?
Continuamos a ter a comparação de preços como parte fundamental do nosso ADN. O KuantoKusta é o comparador de preços n.º 1 em Portugal. A nossa missão é ajudar os portugueses a fazerem compras informadas, seguras e ao melhor preço, por isso, somos o primeiro passo na jornada de compra do utilizador.
O facto de sermos pioneiros no e-Commerce em Portugal há quase duas décadas faz de nós uma marca de confiança. Nesse sentido, o passo seguinte foi a implementação de um marketplace no qual asseguramos toda a experiência, não só de garantia de melhor preço (oferecendo uma compra informada) mas também de segurança, tudo acompanhado por um serviço de apoio ao cliente de confiança.
Desde a implementação do marketplace em 2018 até este ano, temos crescido anualmente de forma consistente a um ritmo superior a 60% em relação aos períodos homólogos.
Em que áreas podem ainda crescer? Estão a planear novas ferramentas?
Saúde e Beleza é a área n.º 1 no marketplace do KuantoKusta, apoiada por um catálogo de 650 lojas e farmácias e mais de 200.000 produtos. Além de Saúde e Beleza, tem havido uma forte aposta noutras áreas, como por exemplo Car Detailing, Auto e Moto, em especial Pneus e Bricolagem. Tem existido também uma forte aposta no aumento do catálogo nas áreas de Brinquedos e Puericultura, Casa e Decoração.
Quanto a novas ferramentas: página de captação de promoções – página de Melhores Preços KuantoKusta – financiamento. Já as ferramentas a serem desenvolvidas estão relacionadas com a experiência e usabilidade do site, optimização da página de comparação de preços de combustíveis, possibilidade de destacar os produtos mais comprados pelos portugueses na homepage, com o objectivo de facilitar o acesso à informação que o utilizador quer encontrar.
Quais são as categorias de produtos com mais pesquisas no comparador?
Os Smartphones, Televisores e Computadores portáteis dominam as pesquisas dos consumidores. Sempre foram dos produtos a gerar mais preocupação junto dos portugueses com o seu custo, levando a que procurassem activamente o KuantoKusta para encontrar o melhor preço para a compra destes artigos. No entanto, já identificamos uma nova tendência em categorias que tinham uma menor expressão, mas onde os portugueses começam a consolidar estes hábitos de comparação de preços, como artigos de Casa e Decoração, Produtos para Animais, artigos de Saúde e Beleza, em especial cosméticos, e Puericultura.
E quais as categorias com mais vendas? Registam-se mudanças, especialmente desde a pandemia?
As categorias onde temos mais vendas em marketplace é Saúde e Beleza, Cosméticos, Suplementos, Produtos de higiene. Com a pandemia, as categorias de compra recorrente, como as que referi anteriormente, assim como Animais de Estimação e Puericultura, foram muito impulsionadas no online.
Produtos que em 2019 não tinham um peso comparável com categorias como Informática ou Smartphones estão cada vez mais em pé de igualdade do que toca ao comparador e em marketplace já superaram. Embora o carrinho médio em Tecnologia seja mais alto, o número de encomendas de produtos de compra recorrente já ultrapassou em larga escala os produtos de Tecnologia.
Que tipo de cliente compra no KuantoKusta? Notam mudanças a este nível?
Em 2019, pré-Covid, a faixa etária dos 25 aos 44 anos representava quase 60% de todas as visitas ao KuantoKusta, mas com a pandemia a acelerar a transição para o digital, não só de consumidores, mas também de comerciantes, a distribuição tornou-se mais homogénea. As pessoas com mais de 65 anos, por exemplo, cresceram 270% no KuantoKusta entre 2019 e 2021. O e-Commerce consolidou-se nos hábitos de consumo dos portugueses independentemente da idade.
Ainda existe muita desconfiança em relação ao e-Commerce em Portugal? Qual será a solução?
A pandemia contribuiu significativamente para se começarem a dissipar receios em relação ao e-Commerce. Os portugueses informam-se cada vez melhor e sabem distinguir em que plataformas podem confiar – e quais podem não ser seguras. A utilização e crescimento de meios de pagamento online, que muitas pessoas nunca tinham utilizado, levaram também a que se estabelecesse mais confiança no e-Commerce.
A aposta das marcas e dos comerciantes num apoio ao cliente forte e focado no consumidor ajudará também a fortalecer a confiança dos clientes. Temos apostado numa consolidação muito forte nesta vertente, garantindo aos utilizadores do KuantoKusta um acompanhamento próximo, independentemente da loja de marketplace onde é feita a compra. Uma das acções que foram feitas neste sentido foi adicionar na nossa homepage um botão de apoio ao cliente, através do qual o utilizador pode tirar dúvidas com a nossa equipa de atendimento via mensagens de chat.
E que papel têm os marketplaces neste cenário?
Os marketplaces em Portugal têm o desafio de superar esta desconfiança, através da garantia do melhor negócio, através da promoção da transparência como factor indispensável entre todas as lojas presentes em marketplaces.
Além da pandemia, também a guerra terá um impacto no comércio online? De que forma? E já se faz sentir em Portugal?
O impacto que se fez sentir até ao momento está relacionado com a inflação dos preços das matérias-primas e dos combustíveis. Sendo o KuantoKusta um comparador de preços, para além de marketplace, acreditamos que o impacto se fará sentir menos, uma vez que as pessoas vêm comparar mais sempre que sentem que podem comprar mais barato. Já vimos alguns preços a serem inflacionados, mas não é geral a todas as lojas e a todas as áreas, sendo saúde e beleza e suplementos alimentares a que está a manifestar mais alterações.
Texto de Filipa Almeida