Os doentes com hemofilia podem praticar desporto? Jogadores do Estoril Praia ajudam a esclarecer as dúvidas
Desmistificar a hemofilia através do futebol é o objectivo da nova campanha da farmacêutica Roche, que é protagonizada por alguns jogadores da equipa de futebol do Estoril Praia.
A campanha de literacia em saúde pretende desconstruir alguns dos mitos associados à hemofilia, um distúrbio da coagulação, na maioria das vezes hereditário, em que o sangue não coagula devidamente. Esses mitos são abordados em cinco vídeos, partilhados nas redes sociais da Roche e do Estoril Praia, onde são “desmistificados muitos dos equívocos que ainda estão associados a esta doença e que podem ser mais penalizadores para quem tem hemofilia do que a condição em si”, frisa a companhia farmacêutica em comunicado.
Nestes vídeos, alguns jogadores do Estoril Praia “contracenam” com o Alex, uma personagem fictícia animada (a que o actor Manuel Marques empresta a voz) que representa um menino com hemofilia, e que foi criada pela Roche para “ajudar crianças e famílias a entender melhor a hemofilia”.
Um dos mitos abordados nesta campanha prende-se precisamente com a prática desportiva. “Com o tratamento adequado, as pessoas com hemofilia podem efectivamente desfrutar de vários desportos, desde que não sejam desportos violentos de contacto”, esclarece a Roche.
Esta campanha da Roche tem o apoio da Associação Portuguesa de Hemofilia.
Veja aqui um dos vídeos da campanha: