Organização de Greta Thunberg lança sátira ao investimento em Marte
Amanhã, o robô Perserverance Rover da NASA irá começar uma nova missão em Marte. Em antecipação deste passo em frente na exploração espacial, a Fridays For Future (FFF) apresenta uma campanha de sensibilização que lembra o trabalho que há ainda para fazer no velho planeta Terra.
A organização liderada por Greta Thunberg aposta no tom de sátira para mostrar que Marte poderá ser a solução para quem procura uma nova vida livre de poluição, criminalidade ou pandemias. Contudo, os 99% que se mantêm na Terra têm vários obstáculos pelo caminho e está na altura de arregaçar as mangas.
Com criatividade da Fred & Farid Los Angeles, a campanha surge sob a forma de anúncio turístico a Marte, destinado ao 1% da população que sonha em mudar-se para o planeta vermelho.
“1%” visa deixar uma pergunta na mente de quem vê: por que razão estão a ser gastos milhares de milhões na exploração de Marte quando esse dinheiro poderia ser usado para reconstruir a Terra?
«Queríamos sublinhar o puro nonsense», explica o movimento Fridays for Future em comunicado. Segundo a organização, «a maioria dos humanos nunca terá a oportunidade de visitar ou viver em Marte», pelo que os fundos poderiam ser canalizados para o combate às alterações climáticas na Terra.