Orange afina identidade da marca
A marca Orange está a evoluir para ajudar ao novo objectivo do grupo de telecomunicação: focar-se na experiência do cliente.
O grupo de telecomunicações Orange está a promover algumas mexidas na identidade da marca, criada há 20 anos, para ir ao encontro do novo objectivo estratégico, o qual está focado na experiência do cliente. “A Orange pretende ser um player essencial e útil na vida das pessoas, reforçando as suas relações com os clientes e concentrando-se no que é essencial para cada pessoa”, explica a marca em nota de imprensa.
O logótipo da marca não será alterado. Ao invés, a Orange está a introduzir uma nova forma de comunicação, através de um sistema de quadros e de pop-ous, que representam as necessidades dos clientes e a resposta da Orange a essas necessidades. Baseada nalguns estudos, a marca identificou seis temas fundamentais na vida dos seus clientes em todos os mercados: bem-estar, família, trabalho, dinheiro, casa e lazer. Desta forma, as ofertas, produtos e serviços da Orange pretendem girar à volta desses temas.
Entre outras mudanças na identidade da marca, à palete de cores existente foram acrescentadas cinco novas cores (azul, amarelo, violeta, verde e rosa).
«No século XXI, uma marca não é apenas uma cor ou a forma do seu logo, não é apenas “o que diz sobre si mesma” em campanhas publicitárias. A marca é construída a partir da experiência, da soma de todas as pequenas interacções diárias que tem com os seus clientes, tanto real como virtual», afirma em nota de imprensa Béatrice Mandine, senior executive vice-president Communications and Brand Orange.
Para reflectir esta mudança, será lançada uma campanha publicidatária em todos os 29 mercados em que a marca está presente, a qual irá expressar o novo posicionamento da marca, direcionada para um público-alvo mais jovem. A par disso, será lançada uma campanha no Instagram.
Recorde-se que, no mercado português, a Orange oferece pontos de venda através de três espaços em lojas Nos (ex-Optimus), localizadas em Lisboa, Porto e Faro. Estes espaços oferecem cartões SIM dos países onde a marca está presente (como França, Espanha e Reino Unido), direccionados para os profissionais e turistas que viajam de Portugal para esses países. No mercado nacional, a marca vende ainda alguns produtos através da sua loja online.