Optimus e MySpace trazem Secret Shows
É um conceito inédito em Portugal mas já testado e aprovado noutros mercados. E é, ainda, mais um passo na afirmação da Optimus enquanto marca ligada à música, desta feita numa parceria com o MySpace. Chama-se Secret Shows e traduz-se em concertos gratuitos de bandas de referência a nível mundial, exclusivos da rede social e de entretenimento. Um projecto win-win-win, conforme sublinha Inês Valadas, directora-geral Media Capital Multimedia (responsável, em Portugal, pelo MySpace), já que ganha a rede social, ganha a marca de telecomunicações que reforça o seu posicionamento na área, e ganham ainda as bandas convidadas tendo em conta a divulgação gigantesca junto da comunidade MySpace. Só a título de exemplo, refira-se que EUA, Japão, Canadá, Inglaterra ou Espanha, Itália, Alemanha, França e Brasil são apenas alguns dos países que contam já com um vasto histórico ao nível dos Secret Shows. E, por lá, passaram concertos de bandas como Moby, Oasis, The Offspring, The Cure, The Ting Things, Santogold, The Killers, Primal Scream, The Gossip, entre muitos outros.
O formato é então conceibo pelo MySpace, tendo a Optimus sido escolhida como parceira para o mercado português. De resto, a operadora móvel será mesmo main sponsor com direito a namings dos Secret Shows a apresentar em Portugal (caso único em todos os mercados onde o conceito já está implementado). Patrocínio este que, para já, está fechado até final de 2010.
«Somos já a 2ª marca mais associada à música e a 1ª da área das telecomunicações», revela Susana Marques, sponsorship and brand activation manager da Sonaecom, sustentando a entrada enquanto main sponsor deste conceito disruptivo.
O arranque destes concertos vai acontecer já no próximo dia 30, no Teatro Tivoli, pelas 22 horas, e ao palco subirão os suecos Mando Diao. Depois, e a partir daqui, desenrolar-se-ão a uma cadência para já não divulgada mas que não será inferior às três semanas. Os Secret Shows estão desenhados para acontecer em qualquer espaço intimista e central de uma cidade, o que significa que não ficarão restritos a Lisboa.
O conceito Secret Shows nasceu nos EUA em 2005 e rapidamente chegou a todas as comunidades MySpace espalhadas pelo mundo. A ideia passa por se proporcionar concertos exclusivos, nos locais mais inesperados de qualquer cidade do país em causa, sem que se conheça a hora e o espaço onde terão lugar. Porque são secretos, reservados a uma comunidade, os Secret Shows têm na génese da sua comunicação o libertar controlado de informação, de forma a que, para garantir lugar, todos os interessados estejam atentos e não percam as pistas que vão sendo anunciadas.
A mecânica de activação varia consoante o país que acolhe a iniciativa. A única certeza é que o concerto é gratuito e com lugares limitados à lotação de cada sala. Em Portugal, para o arranque desta iniciativa os interessados em assistir ao concerto apenas têm que visitar, tornar-se amigos e imprimir o perfil MySpace Optimus Secret Shows. Só entra o número de pessoas que, por ordem de chegada, responda à lotação da sala.
«A par com as propostas em que a Optimus está envolvida em diversas frentes, quisemos entrar agora numa outra dimensão. Para isso nada melhor que juntar-nos a um dos parceiros mais relevantes da indústria musical e da web 2.0 – o MySpace – o que eleva a nossa responsabilidade, mas também as garantias de que a Optimus dá tudo pela música e que está por trás de projectos de enorme qualidade”, sublinha Susana Marques.
De referir é que o MySpace Portugal tem mais de cinco mil pessoas registadas.