Optimismo dos portugueses não estava tão alto desde 1992
O optimismo dos consumidores portugueses não registava níveis tão elevados desde 1992, com todos os indicadores de confiança e de expectativa a subirem no segundo trimestre deste ano. A conclusão é do estudo “Consumer Climate” da GfK.
No que diz respeito à expectativa económica, a GfK aponta para um valor de 39,4 pontos em Junho passado. As expectativas de rendimento também sobem para 29,5 pontos, mais 12 do que no período homólogo de 2016.
Quanto ao indicador de propensão para compra, regista-se uma “forte subida, atingindo um valor positivo de 4,1 pontos, algo que não se verificava há mais de 20 anos”. Segundo o mesmo estudo, a propensão para compra subiu 25,6 pontos face ao mesmo período do ano passado.
A média europeia fixa-se nos 19,1 pontos, em termos de confiança dos consumidores. Portugal e Espanha estão entre os países onde os consumidores mais continuam a melhorar a sua confiança no futuro e na melhoria da economia.