Optimismo dos consumidores portugueses acima da média europeia
Os portugueses fecharam 2019 numa onda de optimismo. Em Dezembro do ano passado, os consumidores nacionais registaram uma ligeira quebra nas expectativas económicas (menos dois pontos em relação a Setembro) mas, ainda assim, ficaram significativamente acima da média europeia – que apresenta um recuo de sete pontos.
Segundo o estudo “Clima de Consumo na Europa” da GfK, o nível de optimismo dos portugueses fixou-se nos 11 pontos no último mês de 2019. Porém, há países com valores ainda mais elevados: na Polónia, as expectativas económicas atingiram os 27 pontos. Espanha, por outro lado, é o país com a perspectiva mais negativa, com uma descida de 10 pontos face a Setembro.
As expectativas salariais, por seu turno, registam, em média, aumentos por toda a Europa, indica o mesmo estudo da GfK. Em Portugal, o indicador encontra-se acima da média do continente mas é na Áustria, República Checa, Alemanha e Grécia que os números são mais elevados. No sentindo inverso, França viu as expectativas de aumentos salariais diminuir oito pontos em Dezembro.
O único indicador em que Portugal ficou abaixo da média europeia foi o de propensão para comprar. De acordo com a GfK, verificou-se uma descida de dois pontos para um total de nove pontos em Dezembro. Os alemães parecem ser os consumidores mais disponíveis para comprar e os espanhóis os que têm menos vontade de adquirir produtos ou serviços.