Opinião de famosos é a que menos conta para os portugueses quando compram online
Os portugueses que têm o hábito de fazer compras online são mais influenciados nas suas escolhas pelas opiniões de amigos e familiares do que pela publicidade em redes sociais ou por publicações de famosos e influenciadores.
A conclusão é da mais recente vaga do Barómetro E-commerce da Marktest, “Recomendação de amigos ou familiares”, que revela que este é o factor de influência nas compras online mais valorizado pelos inquiridos, com um peso médio de 3,7, numa avaliação de 0 a 5.
Entre os factores de influência avaliados neste estudo, apenas mais um apresenta um peso médio superior a 3: as “Informações no site da marca” ocupam o segundo lugar nas variáveis que influenciam a compra online, com uma avaliação de 3,4.
Entre as restantes opções do Barómetro E-Commerce, a “Publicidade em redes sociais” surge apenas na quarta posição, atrás das “Newsletters/E-mails promocionais”, sendo ainda de destacar o facto de os “Influenciadores Digitais” e a “Opinião de Famosos” serem os factores de influência menos valorizados para a compra online, com pesos médios de 2,2 e 1,9, respectivamente.
No que diz respeito aos produtos efectivamente comprados – independentemente dos factores que influenciaram, ou não, essas escolhas – o vestuário, calçado e moda continuam a ser os mais adquiridos por via digital: 66,7% dos portugueses que compra online diz comprar este tipo de produtos.
Nas posições seguintes deste ranking surgem as viagens, alojamentos para férias ou fins-de-semana, adquiridos em suportes digitais por 51,5% dos portugueses que habitualmente faz compras online, e os livros, com 48,2% de referências.