Onyria Group: Em comunhão com a natureza
Enquadrado no cenário idílico do Parque Natural Sintra-Cascais, o Onyria Quinta da Marinha Hotel posiciona-se como um reduto de natureza, a poucos minutos da cidade. Pela sua localização privilegiada, o resort de cinco estrelas foi desenhado, desde o início, com um grande rigor em termos estruturais e ambientais para garantir que estaria em perfeita comunhão com a natureza ao seu redor, sendo um pilar da estratégia de sustentabilidade do Onyria Group, que detém o resort desde 1999.
Logo na concepção do projecto arquitectónico e paisagístico, houve um importante conjunto de decisões que foram tomadas para garantir esta simbiose com a natureza. Desde logo, o Onyria Quinta da Marinha Hotel foi idealizado com apenas dois pisos acima da cota de soleira, para que não fosse mais alto do que os pinheiros que circundam o hotel. Todos os quartos têm varanda, que funciona como um convite para que os hóspedes possam aproveitar o ar puro do Parque Natural Sintra-Cascais e as vistas para o lago do campo de golfe ou para a serra de Sintra. Além disso, o edifício é servido por três enormes clarabóias que asseguram a iluminação diária de toda a área comum do hotel, sem necessidade de recurso a luz artificial, o que permite que os jardins interiores sejam mantidos com rega gota a gota, entre outras importantes medidas ao nível da sustentabilidade.
Ao longo das últimas décadas, foram ainda sendo introduzidas diversas melhorias com o objectivo de optimizar a eficiência energética do hotel, de que é exemplo a instalação de 553 painéis fotovoltaicos, num investimento de cerca de 240 mil euros, que permitiu ao hotel reduzir as emissões de dióxido de carbono em 94 188 toneladas por ano e passar a produzir 30% da electricidade consumida.
Também ao nível do campo de golfe, que pertence ao Onyria Group desde 1985, são várias as medidas ecológicas implementadas ao longo dos anos, nomeadamente o aproveitamento da água da chuva para rega; a introdução de um sistema de rega feita por controlo de novos satélites, com temporização certa do tempo de rega e medição da humidade existente; a inclusão de uma nova frota de buggies com sistema de carregamento mais eficiente; a redução das áreas de rega e escolha de tipos de relva que necessitam de menos água, resultando numa gestão mais sustentável do campo.
Contudo, os esforços do Onyria Group, em geral, e do Onyria Quinta da Marinha Hotel, em particular, em matéria de sustentabilidade vão muito além da vertente ambiental. «Ainda que o termo “sustentabilidade” seja comummente interpretado como uma preocupação maioritariamente ambiental, importa realçar que o conceito é mais abrangente, baseando- se essencialmente em três pilares: económico – adoptar medidas que visam ampliar a sua eficiência e rentabilidade, de maneira a poderem continuar a produzir, gerar emprego e remunerar correctamente o capital investido; social – respeitar os direitos humanos, fomentar a igualdade de oportunidades, actuando de forma justa e honesta com os nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e demais stakeholders; e ambiental – concentramos esforços para conservar e gerir os recursos naturais, assim como a protecção da paisagem e do meio envolvente, no nosso caso com a responsabilidade acrescida de estarmos situados dentro do Parque Natural Sintra-Cascais», salienta Paulo Figueiredo, director de Operações do Onyria Group.
INSPIRAR A MUDANÇA
Com o objectivo de devolver à sociedade, o Onyria Quinta da Marinha Hotel tem realizado diversas iniciativas de impacto social, com destaque para o projecto Onyria Second Life. Este projecto surgiu no seguimento da renovação do resort, em 2020, e permitiu recuperar mais de 4500 bens, que posteriormente foram doados ao sector social. Os itens recolhidos foram entregues à associação Entrajuda, que, por sua vez, os distribuiu por 34 instituições de solidariedade social de 17 concelhos, impactando assim mais de 16 mil pessoas carenciadas. «Perceber o impacto e a utilidade dos mesmos para todo o sector social de norte a sul do País foi muito gratificante para todos os colaboradores, parceiros e administradores que estiveram envolvidos num processo cuidadoso de recolha, tratamento e transporte dos bens», frisa Paulo Figueiredo.
Unindo as vertentes social e económica, este ano o Onyria Group promete dar continuidade à parceria com a Girl MOVE Academy, uma academia de liderança moçambicana, que promove a educação e liderança no feminino através de um modelo de mentoria circular intergeracional. Através desta parceria, iniciada em 2023, o Onyria Group apoia a igualdade de género e a transformação sustentável. «Empoderamos jovens mulheres para que se tornem a nova geração de “changemakers” (agentes de mudança), através de um modelo de mentoria disruptivo que vê cada jovem mulher como uma “mana” para mudar o mundo. Uma “sisterhood” (irmandade) composta por raparigas com idades, causas e talentos diferentes, que se elevam umas às outras para fazerem a diferença, primeiro em Moçambique e, depois, no mundo», sublinha o director de Operações do Onyria Group.
Com este projecto, o grupo venceu recentemente o prémio Sustainable Future Awards – Great Hotels of the World Sustainable Future Awards 2023, na categoria “Economic Sustainability in Hospitality”.
Ao nível da sustentabilidade ambiental, o Onyria Group foi o primeiro grupo hoteleiro em Portugal a associar-se ao programa “Check Out For Nature” da WWF – World Wide Fund for Nature, apoiando directamente o projecto Green Heart of Cork (GHoC). Trata-se de um projecto de protecção da maior mancha de sobreiro do mundo, no Vale Inferior do Tejo e do Sado, que compensa os proprietários rurais pelas boas práticas agrícolas e florestais na região.
Já este ano, o grupo iniciou uma mudança relevante na manutenção do campo de golfe do Onyria Quinta da Marinha Hotel ao substituir máquinas movidas a combustíveis fósseis por robôs eléctricos com autonomia funcional, garantindo o corte dos fairways. «Os cortadores robóticos eléctricos oferecem várias vantagens ambientais em comparação com os cortadores tradicionais movidos a gasolina, nomeadamente: emissões zero; poluição sonora reduzida; eficiência energética; ao mesmo tempo que permitem um corte regular e mais fino das aparas de relva, conseguimos passar para o solo nutrientes como nitrogénio, fósforo e potássio, que são essenciais para o crescimento saudável da relva, diminuindo, a prazo, o uso de suplementos no solo; além de que o menor peso destas máquinas contribui para uma menor compactação do solo, garantindo que se torna mais permeável e, como tal, mais eficiente no consumo de água», enumera Paulo Figueiredo.
«No Onyria Group, apostamos na continuidade na implementação de medidas de melhoria gradual e fundamentalmente com impacto de longo prazo. Algumas delas até podem ter pouca expressão, mas, no longo prazo, fazem a diferença em termos acumulados», reitera o responsável.
EVENTO ECO-FRIENDLY
Nas unidades do Onyria Group, a sustentabilidade estende-se também ao sector dos eventos. O grupo proporciona eventos eco-friendly, quer no Onyria Quinta da Marinha Hotel, quer no Onyria Marinha Boutique Hotel, num projecto enquadrado no Eco Hub Cascais. Estes eventos destacam-se pela redução do impacto ambiental, através de várias medidas concretas, como a utilização de materiais recicláveis, redução do uso de papel na promoção de actividades ao ar livre (como os “walking meetings”, clínicas de golfe para grupos ou passeios de bicicleta, como complemento às tradicionais reuniões). O grupo conta com alguns parceiros especializados que ajudam neste tipo de actividades, calculam a pegada ecológica, disponibilizam veículos eléctricos, entre outras acções.
À medida que mais empresas e organizações valorizam a sustentabilidade nas suas actividades, estes eventos “verdes” começam também a ser mais procurados. «A sustentabilidade está a tornar-se um factor cada vez mais importante na tomada de decisão dos clientes na hotelaria, no entanto, notamos um comportamento bastante diferente consoante os segmentos. Nos grupos e incentivos corporate, as boas práticas de sustentabilidade passaram a ter um papel importante na tomada de decisão – muitas das vezes, antes do decisor escolher o hotel, pede o envio da política de sustentabilidade da unidade hoteleira ou de alguma certificação que a mesma possa ter. Nas viagens individuais, sentimos que a sustentabilidade é olhada como um “good to have”, não sendo ainda um factor decisivo. Mas caminhamos para lá», sublinha o director de Operações do Onyria Group.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 334) da Marketeer.