Online já representa 10% das vendas da Worten e 14% das marcas de moda da Sonae

A Sonae fechou 2020 com um volume de negócios consolidado de mais de 6,8 milhões de euros, um valor recorde que corresponde a um crescimento de 6,1% em relação ao ano anterior. De acordo com os dados divulgados hoje, o resultado líquido consolidado atribuível a accionistas foi de 71 milhões de euros, tendo sido impactado pela pandemia.

A crise sanitária teve efeitos nos vários negócios do grupo, nomeadamente no campo dos centros comerciais, mas as consequências não terão sido negativas em todos os casos. As vendas online agregadas mais do que duplicaram, tendo atingido cerca de 480 milhões de euros.

No caso da Worten, o crescimento total foi de 7% com o online a representar mais de 10% das vendas da marca de retalho electrónico. As vendas no canal online mais do que duplicaram face a 2019, com a Worten a beneficiar do aumento da procura, “mais perceptível em TI e pequenos electrodomésticos devido ao contexto de pandemia”, de acordo com comunicado. Neste momento, a quota de mercado online ultrapassa a do offiline e, pela primeira vez, as vendas online representaram um peso de dois dígitos no total do volume de negócios.

Na Sonae Fashion, que responde por marcas como Salsa ou Zippy, o cenário é semelhante. Embora o volume de negócios tenha recuado 12,2%, as vendas online duplicaram o seu peso, passando de 7% para 14% em 2020.

Destaque ainda para a Sonae MC, com um crescimento total de 10% e aquele que deve ter sido, de acordo com a empresa, “o maior aumento de quota de mercado” de sempre. Em 2020, o volume de negócios total da dona do Continente cresceu 10% e para isso contribuiu também o online: as vendas neste canal aumentaram 80%.

«Enfrentámos disrupções profundas em áreas como a saúde e a segurança, o trabalho remoto, as cadeias de abastecimento e a aceleração digital. E não só estivemos à altura do desafio, como nos projectámos para o futuro», afirma Cláudia Azevedo, CEO da Sonae.

Citada em comunicado, a líder do grupo português garante que estão hoje preparados para a era digital: «A nossa resposta à pandemia distinguiu-nos de forma clara da concorrência», tanto em termos de vendas online como de fidelização digital dos clientes.

«Marcas como o Continente ou a Worten viram as suas quotas de mercado no ecommerce atingirem valores bem acima das suas posições já de liderança em Portugal, contribuindo para um total de vendas online do grupo de cerca de 480 milhões de euros. No último ano, os nossos investimentos em tecnologia na Sonae IM aumentaram significativamente de valor, enquanto acelerámos a digitalização da interacção com os nossos clientes no retalho, serviços financeiros e telecomunicações», aponta ainda a CEO.

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