Onde procura informações sobre marcas? Google ou Instagram?
As redes sociais estão a ganhar um papel cada vez mais importante no momento de esclarecer dúvidas ou conhecer as novidades de determinada marca. Dados da GlobalWebIndex mostram que, a nível mundial, plataformas como Facebook ou Instagram conquistaram o segundo lugar do top de canais mais utilizados para obter informações sobre marcas.
À frente das redes sociais, só mesmo os motores de busca. Google, Bing ou Yahoo, entre outros, continuam a ser a opção privilegiada pelos consumidores que querem conhecer novos produtos e serviços, saber horários de funcionamento ou contactos.
No entanto, se considerarmos apenas os internautas entre os 16 e os 24 anos, as redes sociais já aparecem em primeiro lugar, evidenciando uma progessiva mudança de hábitos, assente nas gerações mais jovens. As mulheres mais novas, em particular, apresentam uma maior probabilidade de pesquisar primeiro nas redes sociais do que num motor de busca.
Segundo um relatório da We Are Social e da Hootsuite, os profissionais de Marketing têm de desenvolver uma estratégia mais abrangente que inclua estas novas possibilidades e que leve em conta os diferentes meios através dos quais os consumidores estão em contacto com as marcas: «Os mais recentes dados evidenciam que as pessoas estão a usar uma variedade cada vez maior de ferramentas para tornarem as suas decisões de compra mais informadas.»
Quem o diz é Simon Kemp, CEO da Kepios e chief analyst no DataReportal, que acredita que, uma vez que mais de metade da população mundial se encontra agora em pelo menos uma rede social, este é o momento ideal para repensar a forma como estas plataformas são usadas. «Recomendaria pensar nas redes sociais como uma camada que percorre tudo o que as pessoas fazem – tanto online como no mundo físico – em vez de ser um conjunto de diferentes ‘destinos’ e actividades independententes», comenta.