Onde estava a 27 de setembro de 1985?
Faz 30 anos no dia 27 de Setembro que abria portas aquele que, à época, era o maior centro comercial de Portugal e o quarto maior da Europa: o Amoreiras.
«Nasceu pelas mãos de um grupo de investidores que não teve medo de arriscar. Houve alguma polémica, mas os consumidores viriam a mostrar que era uma aposta ganha», recordou esta manhã Fernando Oliveira, administrador da Mundicenter, empresa que gere o Amoreiras. O mesmo responsável lembra ainda que ao longo destes 30 anos houve algumas marcas que entraram em Portugal com a abertura dos seus primeiros espaços no Amoreiras, da mesma forma que algumas novas marcas portuguesas escolheram este shopping para abrir as suas primeiras lojas. «O Amoreiras tem vindo a fazer investimentos de renovação de estruturas sendo umas mais visíveis e outras mais invisíveis. Entre as mais visíveis destaco as mudanças ao nível do food court, recentemente inauguradas», salienta Fernando Oliveira.
Para comemorar o seu 30º aniversário com os visitantes, o centro comercial vai promover uma exposição interactiva que abriu hoje ao público e que poderá ser visitada até ao dia 30 de Outubro. Tendo a moda e a tecnologia em destaque, a exposição com entrada livre, permite reviver os momentos mais marcantes destas três décadas e interagir nas diferentes instalações.
A exposição “Do Alto dos meus 30 Anos”, que conta com o apoio da LG, permite aos visitantes ver uma timeline com os marcos históricos do centro, as novas tendências de moda e os vídeos de testemunhos de figuras públicas, lojistas e visitantes que acompanharam a evolução do centro. Os visitantes podem também experimentar uma instalação interactiva com as campanhas destes 30 anos e fazer uma viagem sensorial ao topo do Amoreiras, simulando um projecto que deverá estar concluído até ao final deste ano e que permitirá, depois de uma viagem de elevador até ao topo da Torre 1, ter uma vista a 360 graus da cidade de Lisboa. Uma aposta a pensar não só no turismo interno, mas também no externo.
“Do Alto dos meus 30 Anos” é um projecto que com curadoria da State of The Art. A estrutura expositiva de 120 m2 tem a assinatura do atelier português LikeArchitects e está localizada no Piso 2, junto à escadaria central.
Texto de Maria João Lima