Omnicom Media Group: Yetis em Badajoz, e-Commerce e retail media
Em Portugal, a Amazon tem o domínio “.es”, com um motor de pesquisa “aportuguesado” e um megacentro logístico a estrear a alguns quilómetros de Elvas. Recentemente, uma campanha de publicidade, com um budget estimado em 400 K euros (net), trouxe o Yeti aos nossos ecrãs, fazendo tremer os tímidos marketplaces nacionais.
Caso esteja a pensar vender os seus produtos na Amazon, enquanto outros players, como o Google, não disponibilizam o seu próprio Marketplace, recordo:
• A Amazon disponibiliza mais de 14 milhões de produtos, sendo as categorias mais populares: Home & Kitchen (35%); Baby (16%); Electronics (16%); Sports & Outdoors (16%); Pet Supplies (13%). Se os seus produtos não se encontram nestes grupos não se preocupe, outras categorias tendem a gerar margens superiores.
• A retail media é actualmente o quarto maior meio. Os Online Retailers são novas plataformas de media com grande capacidade de monetização de audiências e DataA, sendo a Amazon o maior player global e estando este investimento a crescer exponencialmente.
Mesmo com uma Amazon “.es”, a oferta é vasta, o preço é competitivo e as entregas em Portugal são rápidas e eficientes. Infelizmente, não temos “.pt”. Não podemos usar os dados nem as audiências para impactar com precisão compradores locais – por falta de escala –, mas a oportunidade não se confina às nossas fronteiras.
Temos empresas de excelência, com visão, capazes de desenvolver produtos diferenciadores que devem estar presentes neste marketplace, aproveitando para implementar estratégias de e-Commerce e retail media “cross-border”, alavancando as suas vendas.
Fiz a minha primeira compra na Amazon em 2007. Passados 16 anos, tenho a oportunidade de integrar uma task-force global de 750 profissionais especializada e certificada em e-Commerce e retail media na Amazon, que pode ajudar o tecido empresarial português com estratégias de e-Commerce, planeamento, conteúdos, performance e SEO, que queiram navegar por mares nunca dantes navegados.
Texto de Nuno Virgílio, Digital Managing director do Omnicom Media Group
Este artigo faz parte do Caderno Especial “E-Commerce”, publicado na edição de Abril (n.º 321) da Marketeer.