Omnicom Media Group: Game on (e off)?

Nunca a atenção dos consumidores se dividiu em tantos meios. E, nesta competição, vemos um processo complexo de conquista e lealdade a fazer por parte das marcas. Complexo pela jornada de descoberta, escolha e decisão cada vez mais dinâmicas e menos lineares. Vemos marcas digital-first e pure players digitais a apostar em offline, pelo impacto que têm nas compras online. Outras, numa aposta na performance digital, pelas alterações do consumo dos targets e potencial de revenue.

Complexo porque traz desafios e oportunidades de sinergias entre a comunicação, media e a tecnologia, críticas para o sucesso dos negócios, especialmente os de commerce. A importância da Data é evidente, mas hoje os desafios são acrescidos, sobretudo na recolha e utilização: a privacidade dos dados e a automação vêm revolucionar todo o ecossistema de adtech das marcas e o trade-off para maior captação e fidelização. O que tem tornado mais evidente a necessidade de sofisticação de sistemas de analytics, CRM e CDP, com vista à accuracy no targeting, e aumento de eficácia na comunicação, conversão e vendas. O phygital permite ainda fazer crescer o negócio de forma integrada, entregando uma experiência de compra end-to-end, que supere uma relação meramente transaccional. E todos os dias fazemos parte desse shift com as equipas de marketing, na conquista obcecada pela satisfação do cliente.

Texto de Sofia Ribeiro, Deputy Managing director da PHD

Este artigo faz parte do Caderno Especial “E-Commerce”, publicado na edição de Abril (n.º 321) da Marketeer.

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