Omnicom e Interpublic negoceiam fusão e podem criar maior empresa de publicidade do mundo

O conglomerado de publicidade e marketing Omnicom Group está em negociações avançadas para adquirir o Interpublic Group  num negócio que incluiria todas as ações e que avaliaria o Interpublic entre 13 e 14 mil milhões de dólares, excluindo a dívida,. A notícia é avançada pelo The Wall Street Journal.

O negócio, se for concretizado, deverá atrair o escrutínio dos reguladores, uma vez que procura fundir o terceiro maior comprador de publicidade do mundo – Omnicom – com o quarto maior – Interpublic. Ambas as empresas têm sede em Nova Iorque.

A Interpublic é proprietária de marcas como a McCann, Weber Shandwic e Mediabrands, e, na sexta- feira, dia 6 de dezembro, tinha um valor de mercado de cerca de 10,9 mil milhões de dólares. A Omnicom foi avaliada em 20,2 mil milhões de dólares e detém marcas como a BBDO e a TBWA.

As acções da Interpublic caíram 10,36% no ano até à data, para 29,48 dólares. A transação poderá ser anunciada já esta semana, informou o jornal, acrescentando que os termos exatos do negócio em discussão não foram divulgados.

As receitas combinadas seriam superiores a 20 mil milhões de dólares, com base nos valores de 2023. Isso competiria com o WPP do Reino Unido e o Publicis Groupe SA de França (PUBP.PA), que geram receitas de US $ 15 bilhões e US $ 13 bilhões, respetivamente.

O aumento das ferramentas internas de IA fornecidas por fornecedores terceiros ou plataformas digitais está a desafiar as agências de publicidade tradicionais, uma vez que os clientes procuram alternativas mais baratas e mais rápidas.

Em 2013, a Omincom e a Publicis cancelaram uma fusão de 35 mil milhões de dólares após bloqueios regulamentares, que também teria criado o maior grupo de publicidade do mundo.

O forte desempenho recente do Publicis contraria o abrandamento geral da indústria da publicidade, que é vista como um indicador da saúde económica em geral. O CEO da Publicis creditou a sua implementação de IA para impulsionar ainda mais o seu negócio, acrescentando que tem muitos projetos em carteira à espera de serem lançados assim que as condições de mercado melhorarem.

 

Artigos relacionados