Omnicanal é o segredo para uma experiência personalizada

O Marketing Omnicanal consiste numa estratégia que recorre a dados dos consumidores para oferecer uma experiência imersiva e fluída a qualquer pessoa, independentemente do canal ou da fase da “customer journey”. A definição é apontada pela Omnisend, empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções de marketing digital.

De acordo com um whitepaper da Omnisend, este é o segredo para responder à exigência de personalização por parte dos consumidores. Actualmente, o consumidor passa por seis a sete pontos de contacto com uma marca online antes de se sentir confortável para avançar com a compra. O Marketing Omnicanal garante que cada um deles é uma seta que guia o consumidor na mesma direcção.

A Omnisend alerta ainda que muitos profissionais do Marketing tendem a confundir Omnicanal com Multicanal. Enquanto o Omnicanal assenta na ideia de garantir uma experiência semelhante em todos os meios em que determinada marca está presente, o Multicanal consiste precisamente no facto de estar presente em vários meios. Isso não significa, porém, que a experiência seja igual nessas diferentes plataformas.

Além disso, o Omnicanal aposta na recolha e utilização de dados dos consumidores para oferecer uma experiência que se adapta à evolução do processo de compra. Desta forma, a marca garante que os conteúdos apresentados são sempre relevantes para cada pessoa.

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