OLX vai ensinar os consumidores a fazer compras online de forma segura
O OLX, plataforma online para compra e venda de produtos e serviços, vai participar no curso digital “Consumidor Ciberseguro” para ajudar no combate à fraude digital em Portugal através da formação e preparação dos utilizadores para a realização de transacções em diversas plataformas online.
Esta formação gratuita, já a decorrer na plataforma NAU e disponível até Março do próximo ano, é lançada pelo Centro Nacional de Cibersegurança, em parceria com a Direcção-Geral do Consumidor, o Centro Europeu do Consumidor, a ASAE e o OLX.
O curso é composto por quatro módulos online, com uma carga horária de quatro horas que pode ser adaptada ao ritmo de aprendizagem de cada utilizador. Contando já com cerca de 5.500 inscritos, e sem limite de participantes, o curso pretende capacitar os consumidores para a utilização de várias plataformas de e-Commerce disponíveis actualmente, de forma a realizarem compras online com segurança.
O OLX participa ainda com a criação do conteúdo dos módulos “Fraudes Online”, “Plataformas e meios de pagamento online” e “Regras e recomendações para compras online seguras”. No total, o curso engloba a parte formativa, com materiais em formato de texto e vídeo, bem como exercícios de avaliação de conhecimentos para aceder ao certificado final.
«Acreditamos que, através de cursos como este conseguimos ajudar os consumidores a desenvolver algumas competências e obter ferramentas para se protegerem quando adquirem produtos ou serviços online. Quase todas as grandes marcas têm uma loja online e são diversas aquelas que operam exclusivamente no digital. Alertar para os perigos das compras online, partilhar práticas mais seguras e os métodos de pagamento mais adequados são apenas algumas das temáticas que vamos abordar nesta formação», diz, em comunicado, António Louro, manager of Customer Experience do Grupo OLX em Portugal.