Oliveira da Serra reforça liderança
O azeite Oliveira da Serra é líder de mercado pelo quarto ano consecutivo com 21% de quota de mercado em volume (seguido de Gallo que tem 19% de quota) – o que representa uma subida de três pontos percentuais face a 2013 – e 23% em valor. Os dados foram apresentados esta manhã pela marca no seu lagar de Ferreira do Alentejo, junto da Herdade do Marmelo.
Otto Teixeira da Cruz, director de Marketing Portugal na Sovena, salientou durante a apresentação de resultados que o azeite é a segunda gordura mais consumida pelos portugueses, apesar de ter um preço superior a outras. «É considerado pelas gerações mais novas um produto saudável e muito apreciado. 60% do azeite consumido em Portugal é virgem ou virgem extra, ou seja, azeites de mais qualidade. O consumo per capita dos portugueses está nos 7 litros por ano», revelou, o que em números redondos dá cerca de 70 milhões de litros consumidos em Portugal por ano, um consumo que tem vindo a evoluir. A taxa de penetração do azeite nos lares portugueses tem vindo a aumentar de ano para ano, ou seja, as pessoas têm vindo a substituir outras gorduras por azeite.
A inovação tem sido uma das apostas de Oliveira da Serra. Há dois anos a marca deu a conhecer a 1ª Colheita, um azeite que resulta das primeiras azeitonas de cada campanha.«Normalmente quando se lança um produto destes põe-se no mercado a um preço muito alto. Nós fizemos exactamente o contrário. Pusemos no mercado este azeite muito bom com um preço de entrada muito acessível aos consumidores. Portanto há muita genta a aderir e à espera do novo azeite todos os anos», assegura. Para breve está o lançamento do Oliveirinha, um azeite específico pensado para as mães e para a alimentação das suas crianças. Otto Teixeira da Cruz é peremptório em afirmar que esta «é a empresa de azeites mais inovadora em Portugal», lembrando que foi a primeira a lançar o azeite em spray no país, o primeiro azeite para fritar, sem esquecer de referir a tampa pop up lançada em 2008.
Em 2014 Oliveira da Serra ganhou mais de 40 prémios em concursos mundiais, desde Portugal à China, passando pelos EUA e Japão. Estas distinções deram origem ao primeiro lugar no World’s Best Olive Oil Mills, ou seja o melhor lagar do mundo, o que nas palavras do director de Marketing significa que da Herdade do Marmelo saem os melhores azeites do mundo.
Com 1250 colaboradores, Oliveira da Serra está presente em mais de 70 mercados, entre os quais se encontra Angola, Moçambique, Venezuela, França, Suiça, USA, Rússia, Canadá, Polónia, Inglaterra, Bélgica, Brasil, Alemanha, Luxemburgo, África do Sul e Índia.
Texto de Maria João Lima