Olhe para cima. Há arte nos postes de publicidade
O festival Reclam’Arte quer democratizar a arte e a cultura ao levá-las, literalmente, para a rua. Para isso, desenvolveu uma campanha de publicidade em exterior que dá destaque ao trabalho de alguns artistas nacionais, como Hugo Van der Ding ou Another Angelo.
Fruto de uma parceria entre a BigOutdoors e a startup Liter, a campanha oferece a oportunidade a graffiters, ilustradores, designers e fotógrafos de invadirem monopostes com 10×5 metros, localizados entre o Porto e Lisboa. A iniciativa arrancou na passada segunda-feira, dia 5, para celebrar a data em que reabriram os museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares.
«A BigOutdoors não podia deixar de se associar ao festival Reclam’Arte, um evento com uma forte componente de responsabilidade social que pretende levar a cultura ao espaço público. Com esta iniciativa assinalamos a abertura da arte a todos e quebramos a barreira do espaço», afirma Pedro Bastos. O COO da empresa sublinha ainda, em comunicado, a época difícil de pandemia que tem visto o sector cultural ser particularmente afectado.
«É de extrema importância a promoção de iniciativas que valorizem o talento e o trabalho dos nossos artistas», acrescenta Pedro Bastos, lembrando ainda que a publicidade exterior está muito presente no nosso quotidiano e que, em tempo de desconfinamento, é «uma excelente forma de dar cor e alegrar os que estão em viagem».
A campanha envolve cinco faces na A1, A3 e A4, sendo que foram seleccionados cinco artistas. Além de Hugo Van der Ding e Another Angelo, também Sara Tarita, ±MAISMENOS± e Vasco Gargalo foram desafiados.
Segundo Tiago Magueta, um dos fundadores da Liter, o festival que dá mote à campanha – e que também arrancou na segunda-feira – «pretende realçar e promover a voz e a obra do artista, disponibilizando-lhe um espaço físico de destaque, com grande visibilidade, e com capacidade de sensibilizar toda a sociedade civil».