OK! teleseguros: Em tempos de mudança, o apoio mantém-se
A pandemia da Covid-19 está a gerar muitas mudanças no estilo de vida dos consumidores, e o receio do rendimento do agregado familiar vir a ser afectado é uma realidade para muitos portugueses. Atenta a estas dificuldades, a OK! teleseguros prontamente adoptou medidas para apoiar os seus actuais e potenciais clientes, com a protecção e qualidade de sempre.
Deste modo, para vincar que está empenhada em prestar todo o apoio nesta fase de pandemia, lançou uma campanha institucional, que revela uma nova assinatura: “Consigo, como sempre”.
«As marcas que tinham o objectivo de se tornarem mais humanas, num mundo cada vez mais digital, têm agora a sua oportunidade de ouro para serem relevantes e fazerem algo com real impacto na vida das pessoas. Este é um momento crítico que vai marcar, para sempre, a vida de todos nós. Porque estamos todos no mesmo barco, queremos mostrar que entendemos as dores dos nossos clientes, e dos portugueses em geral. Queremos dizer-lhes que entendemos as suas necessidades e estamos presentes para os ajudar a atravessar esta fase da melhor forma possível», explica Susana Abelha, directora de Marketing e Qualidade da OK! teleseguros.
O objectivo é passar a mensagem de que, mesmo em tempos tão difíceis como os que se vivem agora, é bom saber que há coisas que seguramente não vão mudar. «A OK! teleseguros vai continuar, por telefone ou online, pronta para se adaptar e continuar a dar aos seus clientes a protecção e a qualidade de sempre. Na nova campanha publicitária, a marca passa uma mensagem de esperança, a de que, quando tudo passar, as coisas vão voltar a ser o que eram, se não forem ainda melhores, mesmo que por enquanto o mais seguro seja ficar em casa», refere a directora.
A campanha está a ser divulgada em televisão, YouTube e redes sociais, e foi também transmitida aos seus clientes, num formato mais pessoal, através de email Marketing.
Utilizando a nova assinatura, a seguradora lançou igualmente uma campanha digital de oferta do valor de duas mensalidades na contratação dos seguros automóvel e casa. Desta forma, pretende dar o seu contributo para ajudar as famílias portuguesas a equilibrarem o seu orçamento familiar sem descurar a importância da segurança.
«Neste momento, no meio de tantas mudanças, a casa é o porto seguro das pessoas, que também trocaram os transportes públicos pelos transportes próprios quando têm mesmo de se deslocar. Entre aquela que é a nossa expertise, a nossa identidade e as actuais necessidades das pessoas, a comparticipação do valor equivalente a dois meses nos seguros de casa e automóvel é a contribuição que iremos dar para apoiar as famílias», diz Susana Abelha.
Adaptar a estratégia para fazer frente ao desafio
«Acompanhar a evolução da Covid-19 no mundo foi como acompanhar o avanço de um tsunami na nossa direcção.» Esta é a visão de Susana Abelha, directora de Marketing e Qualidade da OK! teleseguros, acerca da pandemia do novo coronavírus. Sabendo que o impacto chegaria à companhia, a prioridade consistiu em proteger os colaboradores e clientes através de rápida implementação de medidas de prevenção e contenção.
A OK! teleseguros seguiu, assim, as orientações da Organização Mundial de Saúde e da Direcção-Geral da Saúde, com o sentido de responsabilidade de as adaptar aos clientes e à própria actividade da companhia. Neste momento único, inesperado e de grande incerteza, a seguradora não teve dúvidas em colocar as pessoas em primeiro lugar, dando-lhes todo o apoio necessário e as condições para que, enquanto organização, pudessem assegurar a continuidade do negócio, através do teletrabalho.
«Estamos a ajustar a nossa vida a esta nova realidade e isso inclui as nossas capacidades e ferramentas de trabalho para continuarmos a prestar um serviço de excelência aos nossos clientes, através das novas tecnologias, não fosse essa a nossa missão», diz a directora de Marketing e Qualidade.
Agora, mais do que nunca, manter a proximidade com os clientes é fundamental, sendo os canais digitais a forma de o fazer. «As inovações tecnológicas ajudam-nos a simplificar os processos, a tornar os nossos serviços mais acessíveis, a ganhar vantagens competitivas, e – tão importante como tudo isto que referi -, ajudam-nos a construir uma relação cada vez mais próxima com os nossos clientes, na medida em que nos permitem estar sempre ao seu lado, sobretudo quando mais precisam», realça Susana Abelha.
Porque a saúde é o bem mais precioso, agora e sempre
Para apoiar os seus clientes nesta altura em que a saúde é a prioridade, a OK! teleseguros disponibilizou, a todos os seus clientes, o Avaliador de Sintomas. Esta funcionalidade consiste num questionário digital interactivo, simples e rápido, que varia em função da informação que o cliente introduz, permitindo identificar causas associadas aos seus sintomas e despistar a eventual infecção por Covid-19. «Numa altura em que as deslocações devem ser evitadas ao máximo, este serviço permite um primeiro diagnóstico», esclarece Susana Abelha.
Os clientes com seguro de saúde com cobertura de Medicina Online foram alvo de uma iniciativa de comunicação para relembrar as vantagens que têm à sua disposição, assim que a seguradora percebeu que a situação de saúde pública ia agravar-se rapidamente no país. Esse serviço permite aos seus clientes a realização de consultas médicas, por email ou telefone, para fazer uma avaliação clínica e receber aconselhamento, no conforto da sua casa, evitando, assim, deslocações desnecessárias às unidades de saúde.
Embora o risco de pandemia seja uma exclusão dos seguros de saúde, a OK! tele-seguros rapidamente se adaptou às necessidades dos seus clientes com estes produtos. Para além de garantir a isenção das despesas de co-pagamento dos testes de diagnóstico à Covid-19, assume ainda as despesas de tratamento dos seus clientes que, não tendo sido encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde, recorreram, por sua própria iniciativa, a hospitais privados para serem atendidos no âmbito da pandemia e foram diagnosticados com o novo coronavírus.
OK! teleseguros garante a protecção e qualidade de sempre
«Ainda que tenham sidas adoptadas medidas de contingência para garantir a segurança dos clientes e dos colaboradores/prestadores de serviços, as garantias dos seguros OK! teleseguros mantêm-se inalteradas, nomeadamente as do ramo automóvel, que suscitaram inicialmente algumas dúvidas junto dos clientes», esclarece a directora de Marketing e Qualidade da seguradora.
Susana Abelha relembra que a declaração do estado de emergência não veio alterar a obrigatoriedade de se ter seguro automóvel válido. O seguro de responsabilidade civil automóvel continua a ser obrigatório, mesmo que os veículos estejam parados na via pública ou em garagens comuns.
De igual forma, continua a ser importante estar protegido contra eventuais furtos/roubos, quebras isoladas de vidros, fenómenos da natureza ou actos de vandalismo, através das coberturas facultativas que estejam contratadas, pelo que considera que suspender os seguros não deve ser uma opção a considerar neste momento.
«Todos os serviços de assistências e sinistros da OK! teleseguros continuam a ser garantidos como habitualmente», assegura a responsável da companhia. E conclui: «Se o nosso posicionamento já se baseava numa forte capacidade digital e num serviço de excelência aos nossos clientes, foi um prazer confirmar que num momento tão inesperado e incerto são exactamente estas as capacidades que fazem a diferença, e a OK! esteve à altura de forma exímia.»
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Seguros”, publicado na edição de Maio (n.º 286) da Marketeer.