Objectivos “verdes” das marcas só convencem 23% dos consumidores
A sustentabilidade e a concretização de objectivos “verdes” faz cada vez mais parte das estratégias das empresas e das marcas. Contudo, um estudo da Sensu, cujos resultados são partilhados pela Marketing Week, demonstram que apenas 23% dos consumidores britânicos acreditam nas afirmações e iniciativas das insígnias.
Três em cada dez inquiridos afirma que esperam uma exageração das afirmações, enquanto 14% não acredita de todo no que as insígnias dizem. Além disso, 71% salienta que é pouco provável que os claims das empresas sejam verificados por especialistas ou autoridades independentes.
De acordo com o estudo, marcas de moda (29%) e companhias aéreas (35%) são as menos prováveis de obterem a confiança dos consumidores no que toca aos seus planos sustentáveis. Por outro lado, supermercados e marcas de comida e bebida conseguem parecer confiáveis mais facilmente.
Embora o progresso ambiental se tenha tornado o foco de muitas marcas nos últimos anos, a verdade é que estes esforços parecem não estar a obter os resultados desejados. Apenas 12% dos inquiridos refere confiar mais nas afirmações sustentáveis das empresas actualmente do que há cinco anos. De modo geral, os consumidores acreditam que o que motiva as marcas é o negócio e não o que é melhor para o planeta.