Roca quer sensibilizar os mais jovens para a sustentabilidade
A Roca lançou a sexta edição do One Day Design Challenge (ODDC) que, este ano, volta a realizar-se em formato online. Trata-se de uma iniciativa que tem o propósito de sensibilizar os mais jovens para temas como a sustentabilidade e a preservação da água potável.
Os concorrentes enfrentam o desafio de desenhar, em apenas um dia, novas soluções para o espaço de banho que tenham em consideração os grandes desafios da actualidade e promovam um futuro mais sustentável e consciente.
O evento decorre no dia 2 de Abril e as inscrições estão abertas (até às 23h59 do dia 30 de Março). O projecto vencedor irá receber um prémio no valor de 2000 euros e será convidado a participar na grande final, o Roca Master Design Challenge, que terá lugar em Barcelona, no primeiro trimestre de 2023. O segundo e terceiro classificados recebem, respectivamente, prémios de 1500 e 1000 euros.
Jorge Vieira, managing director da Roca em Portugal, conta à Marketeer todos os detalhes do One Day Design Challenge deste ano.
Quais as novidades que apresenta esta sexta edição do One Day Design Challenge?
A sexta edição deste concurso internacional será realizada online, continuando a dar visibilidade a jovens talentos e promover o acesso a oportunidades profissionais e a um painel de jurados de renome. Em cada edição o tema do exercício de design express é o elemento de maior novidade deste desafio, que estimula a criatividade, o conhecimento técnico e a consciência ambiental de cada participante, que só ficamos a conhecer às 9h00 do dia “D”.
Além disso, este ano, os vencedores do primeiro prémio de todas as edições celebradas serão convidados a participar na grande final, o Roca Master Design Challenge, que terá lugar em Barcelona, no primeiro trimestre de 2023.
Quais as vantagens da realização online da competição em vez de em formato presencial?
O online foi um recurso ao qual tivemos de recorrer devido ao contexto pandémico para conseguirmos dar continuidade a esta iniciativa, que já decorre há alguns anos. Sempre quisemos manter a proximidade conseguida com um formato presencial, pois consideramos que esse formato tem vantagens inquestionáveis. O online permitiu-nos, por outro lado, criar a oportunidade de manter este evento, apesar das restrições que se fizeram sentir.
Este ano, ainda mantemos este formato, por uma questão de segurança, mas esperamos poder estar todos juntos, presencialmente, na próxima edição. Isso poderá querer dizer que ultrapassámos a pandemia e que podemos regressar a uma normalidade mais próxima do que tínhamos há dois anos.
Em que consiste o desafio?
É um exercício de design express, que desafia os participantes a dar resposta a um briefing que envolve espaços de banho, design e sustentabilidade, durante apenas um dia, a apresentar uma solução capaz de assegurar a melhor resposta ao desafio apresentado, apenas conhecido no próprio dia.
Porque é que faz sentido continuar a investir neste projecto?
Este concurso materializa o compromisso que a Roca assume, diariamente, com o talento, a inovação e a sustentabilidade. Foi criado em conformidade com os objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas e é, para nós, uma forma de criarmos uma ligação com o target mais jovem, abrindo-lhes uma porta para criarem soluções que podem vir a ter relevância nas suas carreiras profissionais. Por outro lado, é mais uma plataforma para divulgarmos valores que para nós são fundamentais, desde a concepção à comercialização dos produtos.
Quais os objectivos desta iniciativa?
O principal objectivo é promover a importância do design considerando os principais desafios globais, tais como a emergência climática e as novas realidades que se vivem em todo o Mundo. Queremos, localmente, passar esta dimensão e consciência global, através desta iniciativa de design express.
Que importância desta ligação aos jovens e à criatividade?
É uma oportunidade para fazermos a nossa parte também na sensibilização de um target mais jovem, para grandes questões e desafios globais, como as alterações climáticas, a necessidade urgente da preservação do planeta e as práticas mais sustentáveis, temas que são prioritários, actualmente. Por outro lado, é um exercício de criatividade e de inovação que é fundamental para os jovens que iniciam o seu percurso nas áreas do design e da arquitectura, entre outras relacionadas, e que têm com esta iniciativa, uma excelente oportunidade para criarem novos projectos nestas áreas de actuação.
Como tem evoluído a participação de estudantes ao longo das várias edições?
O Concurso ODDC tem tido bastante aceitação por parte dos jovens estudantes de áreas de design e arquitectura, entre outras áreas também relacionadas com a temática do concurso. A edição de 2021 veio confirmar o sucesso desta acção, ao atrair mais de 300 participantes a nível nacional. Os trabalhos apresentados tiveram uma qualidade muito significativa e apresentam soluções inovadoras como resposta aos mais actuais desafios de design, construção e sustentabilidade. Isso deixa-nos muito orgulhosos, pois sentimos que damos oportunidade para que bons e novos projectos possam tornar-se realidade e quem sabe, ajudar a resolver algumas das grandes questões que preocupam hoje a sociedade.
Qual a importância da sustentabilidade ambiental para a marca?
É para nós uma questão essencial e transversal a todas as áreas onde actuamos. Além deste concurso que torna reais os valores e a missão nesta área, procuramos, na concepção dos nossos produtos, soluções que respondem também aos desafios da sustentabilidade, como a poupança de água. Um exemplo disso é a nossa solução W+W, onde a inovação e a tecnologia se juntam em benefício do avanço sustentável. Este conceito é uma soma de poupança de água e optimização do espaço. O seu inovador sistema filtra a água do lavatório para reutilizá-la na sanita, sem descurar o design e a elegância.
Quais as expectativas para a participação de estudantes nesta sexta edição?
Contamos este ano aumentar a participação de estudantes e jovens profissionais entre os 18 e os 30 anos. A nossa expectativa é encontrar projectos e talentos que se relacionem com os valores da marca, ao mesmo tempo que reforçam a consciência e a importância de agirmos no sector da construção, arquitectura e design, sem esquecer questões fundamentais como a sustentabilidade e os desafios climáticos globais.
Texto de Maria João Lima