O Velho ecrã está cada vez mais Novo!
MARKETEER CONTENTSPor Rui Freire, Managing Director, Initiative
À medida que a tecnologia continua a evoluir, a forma como consumimos conteúdos passa igualmente por uma transformação significativa. Nesse sentido, o Playce vem acrescentar novas formas de as marcas comunicarem com a audiência.
A transformação da Televisão tem sido contínua. As Connected TVs surgiram como uma escolha popular para entretenimento, revolucionando o ecossistema publicitário. Com a capacidade de aceder à internet, serviços de streaming e conteúdo interactivo, as Connected TVs abriram novos caminhos para os anunciantes alcançarem seus públicos-alvo, principalmnete os mais jovens. Nesse sentido, estas podem tornar o ecossistema publicitário mais eficiente, assumindo-se como um excelente complemento às campanhas de televisão mais “tradicionais”, integrando uma oferta com imenso potencial para anunciantes e profissionais de marketing.
Com a crescente popularidade dos serviços de streaming e o consumo de conteúdo digital entre as demografias mais jovens, a Televisão perfila-se como o meio de excelência para consumir conteúdos e para rejuvenescer de vez a audiência desta caixa mágica que sempre se assumiu como o centro da sala nas nossas casas. Ao criar experiências de anúncios dinâmicas e interactivas que se alinhem com seus interesses e preferências, os anunciantes podem estabelecer uma forte presença de marca e promover a fidelidade geracional. Aproveitando insights orientados por dados e recomendações de conteúdo personalizadas, as Connected TVs vão de encontro aos diversos gostos dos espectadores mais jovens, garantindo uma integração perfeita da publicidade na sua experiência de entretenimento.
Abraçar esta mudança em direcção a públicos mais jovens, contribuirá, sem dúvida, para a contínua eficácia e relevância do ecossistema publicitário. Um dos melhores exemplos que temos no nosso mercado e que temos usado com resultados muito positivos nas campanhas dos nossos clientes, chama-se Playce.
Resultados positivos com o Playce
O Playce tem vindo a provar que é uma das melhores opções em termos de eficiência publicitária no que ao impactar audiências mais jovens em televisão diz respeito e enquanto as plataformas de streaming não aceitarem publicidade em Portugal, à semelhança do que já acontece noutros mercados, o Playce tem, de facto, uma oferta diferenciadora e dificil de bater em termos de segmentção e afinidade aos conteúdos.
A televisão transformou-se e em vez de canais limitados, temos canais hipersegmentados, o consumo deixou de ser passivo e tornou-se interactivo e “multi device”. Deixou de ser meramente linear para dar o poder de escolha ao consumidor, assumindo este o “My Time” através do time shift. O reach total de televisão voltou a níveis pré-pandemia, o que demonstra a vitalidade deste meio. Há, no entanto, uma erosão deste tempo em termos de reach linear compensado no não linear.
Com elevada capacidade de segmentação, esta plataforma vem permitir anúncios direccionados para grupos de consumidores divididos por interesses e perfiz sociodemográficos, maximizando a eficácia das nossas campanhas. Ao analisar dados de audiência, os anunciantes podem criar experiências publicitárias personalizadas, garantindo que a mensagem certa chegue ao público certo no momento adequado. Partilhamos um exemplo do que um dos nossos clientes tem feito de forma a aproveitar a capacidade de segmentação e atenção por parte dos consumidores.
Campanhas transversais
Uma das maiores vantagens desta digitalização é a disponibilidade de análises de dados robustas. As agências e anunciantes podem obter insights valiosos sobre o envolvimento dos consumidores, o desempenho dos anúncios e inclusive avaliar taxas de conversão. Essas análises baseadas em dados permitem a optimização contínua e o aperfeiçoamento das estratégias publicitárias, resultando em campanhas mais eficazes e economicamente viáveis. Desta forma, conseguimos compreender melhor o comportamento do consumidor, levando a uma segmentação e relevância aprimoradas.
As Connected TVs facilitam a publicidade em múltiplas plataformas, permitindo que os anunciantes criem campanhas transversais em diversos dispositivos. Por exemplo, um utilizador pode começar a ver um programa no tablet e continuar a vê-lo na Connected TV. Os anunciantes podem, assim, aproveitar essa continuidade para garantir que os seus anúncios sejam consistentes e coerentes em vários dispositivos, evitando repetição e desperdício, reforçando a mensagem da marca e aumentando o reconhecimento da mesma.
Uma campanha eficaz hoje mais do que nunca deve incluir uma estratégia de meios integrada em que existe cobertura eficaz e incremental. Deve incluir meios que se complementam em termos de cobertura e audiência, de forma a maximizar todos os euros investidos por parte das marcas.
Desta forma, temos uma metodologia mais consciente sobre o papel dos media na sociedade defendendo que, independentemente do espaço cultural em que actua, a publicidade deve ter um efeito positivo e unificador.