O seu negócio depende do Instagram? Veja por que está a cometer um erro e o que deve fazer
Por Sara Marreiros, Digital Marketing specialist na Paraty Tech e docente na Universidade do Algarve (UALG)
O prémio de Maior Susto de Halloween 2022 vai para… o Instagram!
O cenário foi assustador, no passado dia 31 de Outubro, para milhares de utilizadores do Instagram, que viram as suas contas serem bloqueadas e o seu número de seguidores a diminuir devido a um erro no sistema.
A situação ficou ainda mais negra para as contas profissionais, das quais os negócios e empreendedores digitais dependem para vender (ou sobreviver).
Se foi afectado pelo “Instagram Down” e/ou se o seu negócio depende do Instagram, saiba por que está a cometer um erro:
- Não tem controlo
A sua conta do Instagram é controlada pela Meta, não por si. Se o seu negócio é controlado pela Meta, não tem controlo sobre o seu negócio. Já pensou se com a evolução do comportamento do consumidor ou outra tendência, o Instagram desaparece? O que será feito do seu negócio? Claro que esta é uma hipótese um tanto alarmista, mas mais vale prevenir que remediar.
- 0 contactos = 0 comunicação = 0 vendas
Suposição: o Instagram vai abaixo durante uma semana. Tem os contactos dos seus potenciais ou actuais clientes? Vai conseguir comunicar com eles? Vai conseguir vender? Ou fica uma semana à espera que o Instagram decida ressuscitar para o seu negócio continuar?
- Adeus, horas de conteúdo produzido
Horas e horas a produzir conteúdo… que pode não vir a ser encontrado. Se centra a sua estratégia de conteúdo numa única plataforma, está a criar barreiras a novas possibilidades e a limitar o seu alcance. Ah e, como já percebeu, se por algum motivo a sua conta na rede social é bloqueada, perde todo o conteúdo que criou. Fica já aqui uma dica para guardar consigo as imagens e textos/artigos que cria.
E como eu sou daquelas pessoas que gosta de uma boa notícia depois de uma má (também é assim?) aqui vão 3 maneiras de contornar esta situação:
- Criar uma Lista de Contactos
Comece a desenvolver uma base de dados com contactos (nome, email e/ou telemóvel) de potenciais clientes e clientes. Tenha atenção para obter o consentimento das pessoas para recolher os seus dados pessoais, de acordo com o Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD).
Esta base de dados vai constituir um dos maiores activos do seu negócio: contactos de pessoas que têm interesse em comprar os seus produtos/serviços.
- Website + SEO
De mãos dadas com a lista de contactos anda o website.
Segundo dados da Global Web Index (GWI), retirados do Digital 2022 Global Overview Report, parceria entre a We Are Social e a Hootsuite, 89,5% da população portuguesa pesquisa online por um produto ou serviço para comprar. Através deste relatório, é ainda possível aferir que 64,6% dos portugueses utiliza um motor de busca, como o Google, para efectuar a sua pesquisa por uma marca e 38,8% afirma que é através dos motores de busca que encontra novas marcas.
Não chega ter um website, é preciso ter um website que apareça nos resultados de pesquisa dos motores de busca! Daí a utilização de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que ajudam as páginas do seu website a aparecerem no topo das pesquisas do Google.
- Estratégia Multicanal
Aposte numa estratégia de marketing multicanal que, na prática, consiste em estar presente em diversos canais (em vez de colocar todos os ovos no mesmo cesto, neste caso, no Instagram).
Desta forma, pode aumentar a visibilidade do negócio e criar uma melhor experiência para os clientes, que têm por hábito alternar os canais durante a jornada de compra: procuram no Google, pesquisam reviews no Youtube, vão ver comentários ao Instagram e assinam a newsletter para receber novidades e descontos.
Não desespere, não necessita de utilizar todos os canais de comunicação, nem ser o maior expert em todas as redes sociais. O “truque” está em ter uma estratégia, organizar a produção de conteúdo e partilhá-lo nos canais preferidos do seu público-alvo. Estruture um plano de acção e avance step by step…
Se agora tem unicamente o seu negócio no Instagram, está tudo bem e o mundo não vai acabar. Apenas reflicta, prepare-se e antecipe-se, para o bem-estar do seu negócio e seu, para não apanhar um valente susto.