O seu filho está seguro quando está online?
Entre Dezembro de 2015 e Novembro deste ano, Portugal registou 170 tentativas, por utilizador menor de idade, de acesso a sites considerados perigosos. Dados da Kaspersky colocam Portugal no 13º lugar do ranking que indica quais os países onde o controlo parental é mais vezes violado – ou onde se tenta, pelo menos. Em primeiro lugar está Israel (775), seguido pelo Reino Unido (490), EUA (352), Suécia (345) e Canadá (302).
O top é elaborado de acordo com sete categorias que constituem uma violação do controlo parental: conteúdos para adultos; álcool, tabaco e narcóticos; linguagem explícita; jogos a dinheiro, lotarias, concursos/sorteios; software, áudio, vídeo; violência; e armas, explosivos e pirotecnia.
Na categoria referente a linguagem explícita, Portugal é líder, tendo apresentado 60 tentativas, por menor de idade, de acesso a sites com conteúdos deste tipo. Nas restantes categorias, Portugal não surge no top 10.
A Kaspersky alerta, porém, que se deve ter em conta “que nem todas estas tentativas são deliberadas”, dado que basta um clique acidental num banner de publicidade para o utilizador ser direccionado para uma página que pode violar o controlo parental.