O seu filho escreve à mão? BIC lembra importância das esferográficas
23 de Janeiro é o Dia da Escrita à Mão, desculpa ideal para a BIC lançar um manifesto de defesa desta actividade como forma de fomentar a criatividade e facilitar a aprendizagem das crianças. O desejo da marca de esferográficas e papelaria chega através do “Relatório sobre a escrita na era digital”, segundo o qual fica claro que escrever à mão contribui para o desenvolvimento das crianças, activando o cérebro mais do que o teclado, por exemplo.
Além disso, escrever à mão melhora a memória e a capacidade de retenção de informação, bem como a criatividade. Segundo Pedro Domingos, director-geral da BIC Ibéria, «a escrita cursiva pode activar partes do cérebro relacionadas com a fluidez da linguagem e reduzir distracções, aumentando o foco e fomentando a criatividade».
Em comunicado, o responsável sublinha ainda que «é importante não apenas continuar a usar a escrita à mão, mas também aproveitar o seu uso para melhorar o processo de aprendizagem».
A nível motor, também se verifica o envolvimento de competências mais complexas. «O que aprendem primeiramente são os movimentos de pinça e a agarrar diferentes objetos cada vez mais pequenos. Com o tempo, estes processos automatizam-se, o que permite às crianças aprofundar e melhorar o nível de delicadeza necessária para uma escrita adequada», acrescenta Pedro Domingos.