O segredo do lucro? Colaboração entre CMO e CIO
Perto de 44% das empresas espera que a relação entre o director de Marketing (CMO) e o director de Tecnologias de Informação (CIO) seja de colaboração, resultando num aumento de pelo menos 5% do lucro. Um inquérito realizado pela Infosys, consultora global dedicada ao sector tecnológico, mostra que tanto as competências focadas no consumidor como a estratégia de sistemas são essenciais para o sucesso das empresas.
Esta noção de necessidade do CIO, em concreto, adensou-se com a pandemia de COVID-19, que veio acelerar a digitalização dos negócios e demonstrar a importância de dar resposta às novas exigências de consumo. Neste momento, será, por isso, crucial que os responsáveis de Marketing e Tecnologias de Informação trabalhem em conjunto.
“A colaboração CMO-CIO, se bem feita, pode servir de força multiplicadora para impulsionar a receita e a maturidade digital, ao mesmo tempo que se evolui o ADN organizacional em direcção à idade digital”, indica o The Drum, que dá conta do inquérito da Infosys.
A mesma análise indica ainda que 83% das empresas concorda que a colaboração entre CMO e CIO pode ajudar a alinhar as necessidades da empresa com as exigências dos stakeholders. Fica também claro que o papel do director de Marketing terá de evoluir para lá da experiência de cliente se quiser continuar a ser relevante: HX, ou human experience, deverá ser o novo foco.
Segundo Sumit Virmani, Chief Marketing Officer da Infosys, quando a poeira assentar num mundo pós-pandemia, as empresas que sairão mais fortes da crise serão aquelas que souberam combinar Marketing e Tecnologia para envolver os clientes e acrescentar valor.