O queijo faz parte das refeições diárias de 34,7% dos portugueses
Terra Nostra (83,4%), Limiano (82,3%) e Vaca que Ri (72,3%) são as três marcas de queijo que os portugueses mais consomem, revela um estudo da Multidados que, entre 20 de Janeiro e 20 de Fevereiro, analisou a notoriedade e consumo destes alimentos, assim como dos snacks, em Portugal.
O Continente é o local de escolha preferido dos consumidores para comprar queijo (53,5%), sendo o fatiado (74,1%) o tipo de queijo pelo qual os portugueses mais optam, seguido da bola (17%), das unidoses (6,3%) e para barrar (2,6%).
Mais de dois terços dos inquiridos (34,7%) revelam consumir queijo todos os dias. O lanche a meio da manhã ou da tarde (36,2%) são os momentos do dia em que os portugueses mais consomem este produto alimentar, seguidos do pequeno-almoço (24%) e durante as refeições principais (7,8%).
Relativamente aos snacks, o facto de serem de fácil transporte (49,8%) é a principal razão apontada para o seu consumo, assim como a necessidade de ter várias refeições (28,4%). Os tipos de snacks mais escolhidos são os iogurtes (68%), as bolachas (64,9%), os frutos secos (62,7%), as barritas (52,4%) e o pão e derivados (45,3%). As marcas favoritas nos snacks são a Danone (59,5%), no caso dos iogurtes, o Continente, nas bolachas (52,1%) e nos frutos secos (54,6%), a Nestlé (50,8%), na escolha das barritas, e a Panrico (63,7%), no que respeita a pão e derivados.
Também neste caso o Continente é a principal escolha dos consumidores como local de compra (56%) e o lanche a meio da manhã ou da tarde o momento preferencial de consumo (56%), seguido de durante o trabalho/escola (20%) e após o trabalho/escola (7,6%).