O que vai mudar no mundo digital em 2016?
Personalização, confiança, luxo para todos e design como salvador de empresas são algumas das tendências que vão marcar o passo a 2016. O relatório Fjord Trends 2016, divulgado pela Accenture revela quais os 10 conceitos a que é preciso estar atento no mundo digital e que deverão definir a próxima geração de experiências.
1 – Ver e ouvir. As pessoas querem dispositivos que sejam capazes de interagir activamente e, adicionalmente, aprender os hábitos e comportamentos de quem os utiliza. Os equipamentos digitais devem ser inteligentes, responder em tempo real e até antecipar necessidades.
2 – Serviço de confiança. As organizações mais bem-sucedidas, conta o Fjords Trends 2016, acreditam que a confiança digital deve ser merecida. Nesse sentido, são cada vez mais as empresas que optam por adoptar o modelo “Privacy by Design” que coloca definições de segurança e privacidade logo nas especificações de design das tecnologias. A Microsoft é um exemplo de empresa a seguir este caminho.
3 – B2We. Os consumidores querem os melhores produtos e serviços não só na sua vida pessoal mas também no seu ambiente de trabalho. De acordo com o relatório, 2016 será o ano em que é dado ênfase à experiência do colaborador.
4 – Apps que desaparecem. As aplicações móveis como as conhecemos podem estar a chegar ao fim. Esta tendência sugere que as apps de utilização específica irão desaparecer progressivamente para dar lugar a serviços que poderão nem precisar de interação humana para serem activados.
5 – Democratização do luxo. O mundo digital abriu as portas das experiências de luxo a um maior número de pessoas, tornando-o mais acessível. Os motoristas pessoais à distância de um clique e as assistentes virtuais como a Siri são exemplo disso.
6 – Administração pública customizada a cada cidadão. A abordagem da administração pública é cada vez mais focada na transação mas também na singularidade de cada um. Os serviços tornam-se crescentemente personalizados e adaptados às necessidades individuais dos cidadãos.
7 – Saúde é sinónimo de riqueza. Monitorizar a sua própria saúde é uma das tendências apontadas pelo Fjords Trens 2016, afirmando que os consumidores actuais estão a adoptar a tecnologia para controlar a sua saúde e bem-estar.
8 – Realidade virtual cada vez mais real. A realidade virtual vai chegar às massas em 2016, deixando de ser apenas uma fantasia. É esperado também que a utilizador destes equipamentos vá além dos jogos e possam ser criadas experiências de aprendizagem imersiva, por exemplo.
9 – Reduzir a lista de TO-DOs. Vão ser prioridade dos consumidores os serviços que conseguirem facilitar as suas vidas, sugerindo alternativas e simplificando a gestão do dia-a-dia.
10 – Design a partir do interior. As organizações estão a centrar-se nas pessoas e, para isso, o design pode também ser uma ferramenta, ao adoptarem o “design thinking”, que funciona como agente de resolução de problemas. Este conceito leva o design também para os processos operativos e não só para o desenho de produtos e serviços.