O que vai marcar o marketing digital em 2024?

Com a aproximação de 2024, as empresas estão a alinhar as estratégias às tendências emergentes no dinâmico cenário do marketing digital. De acordo com os especialistas no tema, as transformações tecnológicas, associadas à gestão de dados dos clientes e à Inteligência Artificial, serão peças-chave na definição do sucesso organizacional em 2024, aprimorando a experiência do consumidor.

A E-goi Digital Solutions, empresa de automação de marketing, reuniu algumas tendências que deverão marcar o próximo ano na área do marketing digital. «Estamos a testemunhar uma transformação notável no cenário do marketing. A eficiência da automação, a Inteligência Artificial e a inovação constante são imperativas para as empresas que desejam prosperar. As tendências de marketing para 2024 promovem uma abordagem mais centrada no cliente, sustentável e tecnologicamente avançada», explica, em comunicado, Marcelo Caruana, head de Marketing da E-goi Digital Solutions.

Inteligência Artificial para Hipersegmentação

O consumidor actual procura experiências feitas à medida. Com a vasta quantidade de dados disponíveis a partir dos diversos pontos de contacto, as marcas podem aproveitar a informação recolhida para análises mais sofisticadas. O resultado esperado são estratégias de marketing hipersegmentadas por Inteligência Artificial, com conteúdos e recomendações de produtos personalizados para cada consumidor.

Phygital Experience

Segundo dados da multinacional EY, 36% das empresas está a investir na digitalização da jornada do cliente. Contudo, apesar do foco nos canais digitais, o estudo realizado pelo Euromonitor International identificou que 78% de todas as compras realizadas no mundo acontecerá em lojas físicas até 2024. Com o avanço da realidade aumentada (AR) e virtual (VR), os e-Commerces irão explorar experiências de compra mais imersivas, enquanto o sector do retalho irá remodelar a interação com os consumidores, integrando a publicidade na experiência de compra nativa do cliente.

Responsabilidade social e sustentabilidade

Com consumidores cada vez mais críticos, a crescente consciencialização ambiental e social irá impactar nas decisões de compra. As empresas serão desafiadas a incorporar práticas sustentáveis e comunicar de forma transparente os seus esforços.

Vídeos e conteúdos de curta duração

O vídeo marketing, especialmente em plataformas de curta duração como TikTok e YouTube Shorts, domina as estratégias de marketing.  A envolvência natural alinha-se perfeitamente com as expectativas dos consumidores modernos, com marcas a utilizar vídeos não apenas para publicidade, mas também para storytelling e lançamento de produtos.

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