O que une Stevie Wonder a Jimmy Fallon? Um evento digital de luta contra o COVID-19
Stevie Wonder, Eddie Vedder e Elton John são apenas alguns dos músicos que aceitaram participar no One World: Together At Home. Trata-se de um evento digital, produzido pela Global Citizen e com curadoria de Lady Gaga, que tem como objectivo angariar fundos para o combate à pandemia de COVID-19, estando prevista a distribuição do montante conquistado por diferentes instituições de solidariedade regionais.
O evento está marcado para o próximo dia 18 e contará ainda com apresentação de Jimmy Fallon, Jimmy Kimmel e Stephen Colbert, além de uma participação especial da Rua Sésamo. Em Portugal, a transmissão é assegurada pela MTV, pelo que bastará ligar a televisão à uma da manhã (hora local).
Além das várias estrelas internacionais que já confirmaram presença – Billie Eilish, David Beckham, John Legend e Paul McCartney, entre outros – também haverá espaço para testemunhos de profissionais de saúde e famílias de todo o Mundo.
Hugh Evans, co-fundador e CEO da Global Citizen, explica que a ideia é honrar e apoiar os esforços heroicos dos profissionais de saúde de todas as comunidades, mas também oferecer «uma fonte de unidade e de incentivo à luta global contra a COVID-19». De acordo com o responsável, «através da música e entretenimento e do seu impacto, todo o elenco reunido vai celebrar, ao vivo, todos aqueles que arriscam a sua própria saúde para proteger a de todos os outros».
O One World: Together At Home conta com o apoio das Nações Unidas, que vê em eventos como estes uma forma de luta conjunta à pandemia. «Não há um argumento mais importante para a acção coletiva do que a nossa resposta conjunta à COVID-19. Estamos nisto juntos e vamos ultrapassar isto juntos», afirma António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas.
Todos os donativos reunidos através do evento terão como destino o COVID-19 Solidarity Responde Fund da Organização Mundial de Saúde, que está a apoiar e equipar profissionais de saúde de todo o Mundo, bem como associações locais que fornecem comida, abrigo e assistência médica.
PepsiCo também diz presente
Além de artistas, outro nome bem conhecido do público já confirmou a sua presença. A PepsiCo será uma das patrocinadoras do evento, tendo decidido pôr em pausa a campanha “That’s What I Like” e redireccionar todos os seus esforços publicitários para este evento, durante duas semanas. Todos os gastos que teria em televisão e plataformas digitais passarão a ter como alvo a promoção do concerto.
Segundo adianta a AdAge, a dona da Pepsi também está a ceder serviços de marketing, incluindo desenvolvimento do logótipo, criatividade on-air e plano de meios. Além da própria equipa interna, também as agências parceiras da empresa foram chamadas a ajudar, nomeadamente VaynerMedia, OMD e Acceleration.
Todd Kaplan, vice-presidente de Marketing da marca Pepsi, sublinha que os eventos sociais estão diferentes actualmente, mas a marca está entusiasmada por poder contribuir para juntar pessoas de todo o mundo, mesmo que cada uma na sua casa.