O que têm em comum as melhores marcas do Mundo?
Boas relações com os meios de comunicação social, abordagens fortes de marketing digital e uma presença estratégica nas redes sociais. Segundo o “Global Marketing Engagement Index 2020” da Lewis, as 10 melhores empresas do último ano obtiveram pontuações muito elevadas nestas três áreas. A agência de marketing considera, por isso, que estes são alguns dos factores a ter em consideração numa análise ao sucesso das melhores marcas a nível global.
O índice, elaborado com base na análise das 300 principais empresas da lista Forbes Global 2000, mostra que há uma ligação entre as estratégias digitais integradas e a viabilidade dos negócios. A pandemia tem um papel a desempenhar neste cenário, uma vez que o confinamento e as restrições levaram os consumidores a procurar novas soluções online. Também nesse sentido, observou-se um crescimento do comércio electrónico, das plataformas de comunicação e entretenimento.
No sentido inverso, registaram-se pontuações mais baixas nas métricas de optimização e análise web. Segundo a Lewis, isto evidencia que as organizações ainda estão a integrar elementos básicos de marketing digital, como a gestão de tags, o seguimento de backlinks ou os rankings SERP.
«As flutuações na lista Forbes Global 2000 deste ano demonstram o impacto massivo que a pandemia teve nas empresas. As marcas inovadoras e que mais tinham investido em marketing digital demonstraram estar melhor preparadas para as alterações no comportamento dos consumidores», comenta Chris Lewis, CEO e fundador da Lewis.
De acordo com o responsável, os resultados do “Global Marketing Engagement Index” deste ano apontam para um futuro resiliente para as marcas ágeis e que saibam desenvolver estratégias de marketing integradas.