O que têm de Original José Condessa, Cifrão e Vanessa Marina?
Há uma nova campanha global da adidas Originals que presta homenagem àqueles que levaram o icónico trevo para a vanguarda da cultura. Com a assinatura “We Gave the World an Original. You Gave Us a Thousand Back”, a campanha é composta por três vídeos criados por três criativos pioneiros e uma selecção de imagens apresentadas em trípticos, centrados em três “personagens” intemporais do arquivo histórico da marca das três riscas: Superstar, Gazelle e Samba.
Cada vídeo e série de imagens incide sobre uma sapatilha diferente, entrelaçando a história do trevo com a forma como estes modelos lendários, nascidos para o desporto, foram adoptados, reinterpretados e abraçados pelo público.
Daniel Wolfe, do estúdio de produção LoveSong, empresta a sua visão criativa à Superstar enquanto orienta outros realizadores emergentes da série. Nascida para o basquetebol, mas adoptada pelo hip-hop e pelo skate, o vídeo de Wolfe retrata o percurso a clássica sapatilha Superstar desde o court até se tornar uma referência cultural, com uma participação especial da banda de hip- hop RUN DMC.
O realizador autodidata Will Dohrn conta a história da Gazelle que tem marcado presença em pódios, passarelas e skateparks em todo o mundo, tendo-se cruzado com a dupla de skaters profissionais Mike Arnold e Miles Silvas.
Justyna Obasic captura a história mítica da Samba através do tempo e do espaço, começando com um hábil jogo de pés de uns jovens futebolistas e terminando com várias cenas culturais que moldaram a sapatilha.
Cada o vídeo é acompanhado por uma série de trípticos com fotografias de Chadwick Tyler e de alguns dos parceiros, colaboradores e amigos da marca que ajudaram a contar a história do Trevo, como Zinedin Zidane, David Beckham, Jenna Ortega, Pusha T, Anitta, ou o português Rafael Leão.
Cifrão desafia originalidade de José Condessa e Vanessa Marina
Para apresentar esta campanha em Portugal, a marca reuniu três ‘Originals’, dois embaixadores da marca que partilharam as suas histórias, falando das suas origens, com o papel de entrevistador a ficar a cargo de um dos primeiros Originals em Portugal, Cifrão. A bgirl Vanessa Marina, cuja modalidade de break dance se prepara para estrear como olímpica em 2024, e o actor José Condessa, partilharam alguns dos momentos mais sensíveis e emocionantes das suas vidas, as inspirações que permanecem, os maiores desafios e o que ainda desejam realizar.
Incontestável é que ambos querem continuar a marcar pontos pelo País que os viu nascer. «Quero continuar a fazer parte de uma geração que está a mudar a ficção nacional. Gostava muito de fazer parte dessa mudança a partir do nosso País», assume José Condessa. E explicou que isso não é só uma coisa de ir para fora e ser-se bom lá fora, mas poder levar o que é português para fora. «Ainda não é fácil consumir o que é português. É ainda difícil vermos uma série, como foi o caso de Rabo de Peixe, ou vermos cinema português se não formos portugueses. Acho que isso é importante porque nós conseguimos estar ao nível ou talvez melhores que muitos outros países e merecemos esse lugar.»
Durante a conversa a bgirl deixou claro o que é para si ser Original: «É ser reconhecida pela minha sombra. Ou seja, saberem quem eu sou e não precisarem de me ver. É como o sapato, só se ver a pontinha do sapato e já saber qual é. É ser não básica e ser motivada pelo medo de ser básica.» O actor acredita que a originalidade se consegue mantendo-se fiel àquilo em que se acredita. «Ser original é conseguir acreditar em ti próprio mesmo quando não é fácil.» A conversa não acabaria, no entanto, sem o moderador Cifrão, deixar o seu testemunho do que é ser Original: «Podemos não ser os melhores a fazer alguma coisa, mas somos bons a fazer alguma coisa. Se tu conseguires descobrir aquilo que tu és bom a fazer e trabalhares isso da melhor forma, quando a vais apresentar alguém, isso és tu próprio, és original. É não teres máscaras quando assumes aquilo que tu realmente gostas e que és bom a fazer. Ser original é descobrires o teu factor X.»
A par desta conversa os dois embaixadores adidas realizaram um editorial de moda, a cargo da GQ Portugal, onde cada um fez dupla com um dos três ícones que marcam a história da marca, juntando-se ainda à sessão o futebolista Morato: Vanessa com Superstar, Condessa com Gazelle e Morato com Samba.
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