O que têm a Patagónia e cerveja em comum? Mais do que se possa pensar

A Patagonia é uma das zonas verdes mais ricas do mundo. Contudo, todos os anos no Verão enfrenta uma ameaça, que pouco a pouco a destrói: os desastres naturais provocados pelas altas temperaturas, a escassez de chuva e o aumento da densidade populacional. De acordo com o Instituto Nacional Florestal da Argentina, 95% dos incêndios florestais são consequência da acção humana, o que significa que 9,5 em cada 10 incidentes podiam ser evitados.

Com estes dados na mão, a Cerveja Patagonia, no seu compromisso para com o lugar que lhe dá nome e com o meio ambiente, desenvolveu o projecto “Algoritmo Fogo”, um site que pretende consciencializar e alertar para a probabilidade de incêndios em San Carlos de Bariloche.

Sob o mote “Se podemos prever, podemos prevenir”, a ferramenta consiste num algoritmo que não só analisa as condições meteorológicas, como também incorpora o factor humano na equação para calcular o risco de incêndios florestais na zona.

E para difundir este projecto, a agência criativa R/GA desenvolveu uma campanha amplificada por influenciadores e personalidades de referência na área da meteorologia no país. «O nosso propósito é cuidar daquilo que nos rodeia e inspira todos os dias. Por isso, decidimos criar uma ferramenta que calcula o risco de incêndio em função da combinação de diferentes factores. O que pretendemos é levar as pessoas a tomar consciência da importância de ter um comportamento que respeita a natura e preserva a biodiversidade», afirma, citada pela Marketing News, Laura De Bona, Marketing manager da Cerveza Patagonia.

Artigos relacionados